Mohenjo Daro foi uma cidade da Civilização do Vale do Indo, os Drávidas, localizado atualmente no Paquistão, ali foi considerado o berço da civilização Indiana, esta cidade é um sítio arqueológico com mais de 4 mil e muitos anos, foi descoberta em 1922 por arqueólogos e apresenta um dos maiores enigmas da antiguidade.
As cidades possuíam avenidas largas e quarteirões geometricamente exatos. Os tijolos de suas construções seguiam um padrão de medida. Mohenjo-Daro, poço no interior de uma construção e, na parte externa, canal de esgoto. O mais surpreendente era a preocupação com o acesso à água e o saneamento.
civilização do Vale do Indo Ruínas de Mohenjo-Daro, uma das maiores cidades da antiga civilização do Vale do Indo, no atual Paquistão.
Os adeptos do hinduísmo são chamados de hindus, veneram diversas divindades e acreditam na reencarnação. Da fusão entre as crenças religiosas desses povos harapenses e arianos, surgiu o hinduísmo que é, até hoje, a maior crença religiosa da Índia.
Harapa era uma das cidades - e é um dos sítios arqueológicos - da antiga civilização harapeana, também chamada de 'civilização do Vale do Indo'. Esta civilização floresceu quando o equinócio de verão do hemisfério norte ocorria na constelação do Touro.
Uma cultura urbana sofisticada e tecnologicamente avançada é evidente na Civilização do Vale do Indo, que criou os primeiros centros urbanos da região.
Este núcleo civilizacional não se dividia em classes sociais, e sim conforme a profissão nas quais os vários agrupamentos atuavam, porém sem muito apego às estruturas hierárquicas. Os que morriam eram sepultados da maneira mais singela, sem ritos ou festas.
Civilização do Vale do Indo (CVI) foi uma civilização da Idade do Bronze nas regiões noroeste do sul da Ásia, que existiu entre 3 300 a.C. e 1 300 a.C., sendo que atingiu seu auge entre 26 a.C..
Sendo que os grupos são:
As cidades da civilização eram destacadas por seu planejamento urbano, casas de tijolos assados, sistemas elaborados de drenagem e abastecimento de água, aglomerados de grandes edifícios não residenciais e novas técnicas de artesanato (produtos de cornalina, entalhes em selos) e metalurgia (cobre, bronze, chumbo e ...