O monstro colocava medo em qualquer um que cruzasse seu caminho, ou seja, não era à toa que o rotulavam de atormentador. No animê, atrás de Rá e Slifer, Obelisco era o deus egípcio mais forte, pois possuía técnicas cujos parâmetros poderiam se tornar ilimitados — sim, o poder dele podia vir a ser infinito.
Requer 3 Tributos para ser Invocado por Invocação-Normal (não pode ser Baixado Normalmente). A Invocação-Normal deste card não pode ser negada. Quando Invocado por Invocação-Normal, cards e efeitos não podem ser ativados. Nenhum duelista pode escolher este card como alvo de efeitos de card.
Os obeliscos têm forma quadrangular e ligeiramente afunilada na parte mais alta, formando uma pequena pirâmide na ponta. Os primeiros monumentos desta forma foram construídos utilizando apenas uma única pedra (monólitos), que por sua vez era esculpida até o formato de um obelisco.
ATK: ? DEF: ? Inicialmente, ele estava com o Marik, mas Yugi o ganha na final da Batalha da Cidade. É Considerada por muitos como a mais forte entre as três cartas egípcias.
Ganha 1000 de ATK/DEF para cada card na sua mão. Se um ou mais monstros forem Invocados por Invocação-Normal ou Especial no campo do seu oponente em Posição de Ataque: esses monstros perdem 2000 de ATK e, depois, se algum deles tiver o ATK reduzido a 0 como resultado, destrua-o.
Não pode ser Invocado por Invocação-Normal/Baixado. Deve ser Invocado por Invocação-Especial (da sua mão) ao oferecer como Tributo 3 monstros do Tipo Demônio e não pode ser Invocado por Invocação-Especial de nenhuma outra forma.
Deve ser Invocado por Invocação-Especial por seu próprio efeito. Se "O Dragão Alado de Rá" for enviado do campo para o seu Cemitério enquanto este card estiver no seu Cemitério: Invoque este card por Invocação-Especial. Cards e efeitos não podem ser ativados em resposta à ativação deste efeito.
Um levantamento feito pela pesquisadora gaúcha Marcia Raquel de Brito Saraiva identificou a presença de 190 obeliscos no Brasil. Os monumentos, que no Egito Antigo eram construídos para celebrar o deus sol, hoje são construídos Brasil afora para homenagear prefeitos, revoluções regionais e emancipações.
Dentre elas a ordem de "força" obedece o naipe, da seguinte maneira (do maior para o menor): paus > copas > espadas > ouros.