Significado de Vira-lata [Pejorativo] Diz-se de alguém sem princípios, classe ou dinheiro. substantivo masculino e feminino Cachorro ou cachorra sem raça definida. [Pejorativo] Pessoa sem boas qualidades, geralmente sem princípios; mau-caráter. Etimologia (origem da palavra vira-lata).
Vira-lata ou rafeiro é a denominação dada aos cães ou gatos sem raça definida, SRD (Sem Raça Definida), sendo CRAND (Cachorro de Raça Não Definida) e GRAND (Gato de Raça Não Definida), como são geralmente referenciados em textos veterinários.
O cachorro vira-lata não tem história definida, pois é fruto da mistura de diversas raças. ... Acredita-se que o termo vira-lata tenha surgido do fato de que muitos deles costumavam (e costumam) viver nas ruas e que, na luta pela sobrevivência, era comum vê-los revirando latas ou sacos de lixo para encontrar alimento.
Ele quis demonstrar que o brasileiro é um povo que tem um narcisismo às avessas, um complexo de inferioridade frente aos outros países e menospreza a sua própria imagem. O escritor até afirma que não tem nenhuma razão para que essa baixa auto-estima exista.
Mas, para falarmos dos nossos tão amados vira-latas, os cachorros sem raça, ou com uma mistura de raças que podemos adotar em abrigos ou resgatar da rua, podemos falar: street dogs, stray dogs, mongrel ou mixed-breed dogs, porém, mongrel não é tão usado e pode soar pejorativo.
"Não existe um padrão. O vira-lata é a ausência de raça pura, e a origem pode ser qualquer mistura, entre qualquer raça ou entre outros vira-latas. Cada um carrega uma carga genética única", explica a veterinária Mireille Sabbagh.
Para definir a mistura de raças do dog, o app usa sete critérios: peso, tamanho da pata, formato do rabo, tipo da orelha, formato do focinho, tipo de pelo, cor e padronagem do pelo.