Como entender o resultadoAspectos macroscópicoValor normalVolumeIgual ou superior a 1,5 mLViscosidadeNormalCorBranco OpalescentepHIgual ou superior a 7,1 e inferior a 8,0Mais 1 linha
pH: O pH do sêmen mede a sua "acidez". Normalmente o sêmen é básico, ou seja, apresenta pH maior do que 7,0 (de 7,2 a 8,0). Isso é muito importante quando ocorre a deposição do sêmen no fundo da vagina em uma relação sexual.
Quando o valor é menor que 7, estamos falando de acidez; quando é maior que 7, trata-se de uma substância básica. O valor normal do pH do sêmen deve ser igual ou maior que 7,2. Valores do pH seminal estão relacionados às condições das glândulas sexuais acessórias e das vias seminais.
Valores normais: Lactente em aleitamento materno: 5,0 – 6,0. Lactente em aleitamento com leite de vaca: 7,2 – 9,0. Crianças de l a 4 anos: 5,6 – 7,5. Acima de 4 anos: 6,5 – 7,5.
c) Odor – Odor característico – "sui generis" que provém do fosfato de espermina. Odor pútrido – presença de bactérias. Observado em touros, carneiros e bodes – sêmen concentrado. Observa-se movimento a olho nu.
O sêmen é ligeiramente alcalino (pH 7,5). Através desse controle do pH pela alcalinidade presente no líquido que protege os espermatozóides do pH ácido do canal da vagina, essa proteção é fruto em grande parte ao líquido produzido pela próstata.
O espermograma é um exame laboratorial que analisa a qualidade dos espermatozoides e a saúde de todo o sistema reprodutivo masculino, segundo alguns critérios definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a partir de uma amostra de sêmen.