Apto a elaborar planejamentos alimentares para atender às necessidades de cada indivíduo, a atuação desse profissional, que é homenageado no dia 31 de agosto, abrange desde a nutrição clínica, saúde coletiva, docência e indústria de alimentos ao marketing na área de alimentação. ...
Assim, com o aconselhamento nutricional, o profissional analisa problemas e questões alimentares no contexto biopsicossociocultural do paciente, e auxilia na busca de soluções que permitam integrar as experiências de criação de estratégias para a mudança de comportamentos alimentares.
A promoção de hábitos alimentares saudáveis pautada no trabalho de educação em saúde exige que o nutricionista tenha papel atuante de educador, sendo agente e propiciador de mudanças.
Ainda que o nutricionista não assuma a responsabilidade direta de ministrar aulas em EAN, caberá a esse profissional coordenar, com a comunidade escolar, as maneiras de abordagem do conteúdo nessa área, sejam elas pedagógicas, lúdicas, entre outras.
A educação nutricional, principalmente desenvolvida por meio de atividades lúdicas para crianças, ao contar com recursos audiovisuais, como forma de auxiliar no ensino, permite ao educador estimular a atenção dos educandos, dirigir as atividades e buscar a construção do conhecimento em conjunto com as crianças (MARTINS ...
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é o campo do conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).
No aconselhamento nutricional procura-se construir com a/o nutricionista, e depois de uma avaliação aprofundada dos hábitos e estilos de vida e dos hábitos alimentares predominantes, um plano alimentar personalizado e adaptado à realidade de cada pessoa que nos procura.
Escutar é a mais importante estratégia no aconselhamento porque pode servir como guia eficiente na resolução de problemas. Isto é pré-requisito de outras competências, incluindo empatia, respostas concretas, e outras habilidades de relacionamento (Gilliand et al, 1989).
A alimentação e nutrição constituem direitos humanos fundamentais consignados na Declaração Universal dos Direitos Humanos e são requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde, possibilitando a afirmação plena do potencial de crescimento e desenvolvimento humano com qualidade de vida e cidadania.
Nesta perspectiva, são pressupostos das ações de EAN a promoção da oferta de alimentação saudável e adequada na escola; atividades que favoreçam hábitos alimentares regionais e culturais; ações que articulem políticas em todos os níveis, no âmbito da alimentação escolar; utilização de metodologias inovadoras para o ...