Qualquer sangramento vaginal fora da menstruação pode ser considerado um sangramento intermenstrual.
O escape menstrual, denominado sangramento intermenstrual, é um termo que se refere ao sangramento pouco abundante que pode aparecer no intervalo entre duas menstruações. O sangue vem da cavidade uterina e não é contínuo, saindo em gotas. Indolor, esse processo gera um sangue mais escuro em relação ao da menstruação.
O sangramento pode vir do útero, de lesões na vulva, de traumas vaginais, de tumores no colo do útero, da uretra, da região anal. Isso porque a mulher, com frequência, não consegue localizar bem o foco do sangramento, sendo necessário o exame do profissional.
Muitas vezes a infecção pela clamídia é assintomática, podendo persistir durante vários anos. Geralmente causa uma cervicite (inflamação das células do colo do útero), tendo como sintomas o corrimento vaginal mucopurulento e sangramento após a relação sexual.
A menstruação que vem quando se toma a pílula é tecnicamente chamado de sangramento por privação, referindo-se à retirada (privação) de hormônios em sua pílula e no seu corpo. A queda nos níveis hormonais faz com que o revestimento do seu útero (o endométrio) se desprenda (1).
Além disso, o exercício físico intenso, o estresse emocional ou os distúrbios na alimentação podem causar pequenos sangramentos. Mas é importante ter certeza que o sangue vem da vagina, e não da urina ou do reto.
Em algumas mulheres, a infecção por candidíase pode ser tão forte que chega a causar um processo inflamatório tão intenso que pode vir acompanhado de um pequeno sangramento de colo uterino e/ou vagina (ocorrendo geralmente após a relação sexual), visível apenas durante o exame especular.
Como saber se é TPM ou gravidezSintomasTPMGravidezSonolênciaDura até 3 dias antes da menstruação.É normal durante os primeiros 3 meses.Variações de humorIrritabilidade, sentimentos de raiva e tristeza.Sentimentos mais intensos, sendo frequente o choro.