O casal de Mestre-sala e Porta-bandeira tem a responsabilidade de conduzir ao longo do desfile a bandeira da escola, um dos símbolos mais emblemáticos da apresentação. Eles são personagens que existiam em outras manifestações carnavalescas, como os ranchos.
Tem mais depois da publicidade ;) O casal de porta-bandeira e mestre-sala apresenta-se usando trajes que representam a nobreza do século XVIII, porém com o exagero dos enfeites.
Apresentar o pavilhão, símbolo maior de uma escola de samba, é a função principal de um casal de mestre-sala e porta-bandeira no desfile de carnaval. A performance do casal durante o desfile contagia o público e é criteriosamente avaliada pelos jurados.
A porta-bandeira acompanha o mestre-sala também evoluindo com giros.
A dança do mestre-sala e da porta-bandeira surgiu nos ranchos, em que o baliza e o porta-estandarte deviam defender os símbolos da associação. A defesa, nesse caso, não era apenas simbólica: membros de um rancho costumavam tentar roubar a bandeira do outro.
Um dos primeiros porta-bandeiras de que se tem registro foi Ubaldo, da GRES Portela. Por sua vez, Maria Adamastor foi uma das primeiras mestre-salas. Hilário Jovino Ferreira, criador do casal de mestre-sala e porta-bandeira e primeiro mestre-sala da história.
Samba-enredo O samba de cada escola é escolhido após uma disputa interna na escola, onde sambistas ou grupos criam seus sambas, baseados no enredo anteriormente definido.
Um Mestre de Bateria ganha em média R$ 2.415,41 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 33 horas semanais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 210 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas ...
pessoa que leva ou segura uma bandeira em cerimónia, desfile, parada, etc.