A música na educação infantil colabora para a alfabetização e o letramento a partir dos seus padrões e artifícios próprios de linguagem. Com isso, a criança tem a possibilidade de conhecer a comunicação escrita de uma maneira mais natural e fluída, melhorando até o vocabulário e a dicção.
A música brasileira foi aparecer no cenário da educação formal bastante tempo depois dessas manifestações. ... Foi em 1996, que surgiu a lei nº 9394, onde o ensino das artes entra como elemento curricular do ensino básico da educação infantil, proporcionando liberdade para se trabalhar música na sala de aula.
Como incentivar e trabalhar a musicalização infantil
A musicalização trabalha para garantir a percepção pela criança de fundamentos como ritmo, melodia, harmonia. ... A musicalização trabalha para garantir a percepção pela criança de fundamentos como ritmo, melodia e harmonia. O ritmo, além dos movimentos do corpo, também trabalha a percepção sensorial motora.
A prática com música, seja pelo aprendizado de um instrumento, seja pela apreciação ativa, potencializa a aprendizagem cognitiva, particularmente no campo do raciocínio lógico, da memória, do espaço e do raciocínio abstrato. Um outro campo do desenvolvimento é o que lida com a afetividade humana.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o ensino da música tem por objetivos gerais abrir espaço para que os alunos possam se expressar e se comunicar através dela, bem como promover experiências de apreciação e abordagem em seus vários contextos culturais e históricos.
Na educação infantil, a música sempre foi trabalhada como suporte para atender a vários propósitos, como a formação de hábitos e comportamentos, como lavar as mãos, escovar os dentes, marcar rotinas, atividades, etc., ou ainda a realização de datas comemorativas, com canções que costumam ser acompanhadas por gestos ...
Eainda de como a música contribui para a formação integral do ser humano. ... Paulo Freire destaca que a humanidade precisa de esperança, e que a tarefa do professor é contribuir para que essa esperança permaneça viva na vida das crianças. Assim, também o professor de música na Educação Infantil deve ter esta preocupação.
Ensino de música desenvolve criatividade e ajuda a melhorar capacidade de concentração e memória das crianças. ... Além disso, a educação musical estimula, nos alunos, o desenvolvimento da criatividade, da sensibilidade musical, do senso rítmico, da percepção auditiva, do prazer de ouvir e da consciência corporal".
- Identificação de gêneros musicais (de forma simples), de ritmo (lento, rápido, médio); Deve-se levar em consideração a idade da criança e seu grau de amadurecimento, para realizar uma avaliação que realmente mostre seu desenvolvimento.