De um ponto de vista estrito, a filologia é o estudo do texto, incluindo sua linguagem e seus aspectos literários, por meio da análise histórica de documentos escritos.
O que é | Filologia Românica Filologia Românica é a ciência responsável pelo estudo das transformações sofridas pelo idioma Latim nas línguas românicas (português, espanhol, francês, italiano, catalão, entre outras). ... A Filologia Românica se tornou conhecida no período do Romantismo.
Filologia clássica é a filologia do grego e latim clássico. ... A Filologia, na vertente românica, tem como objeto especifico as línguas e dialetos que se originaram do latim vulgar, e suas respectivas literaturas de qualquer espécie, desde as origens até sua situação atual.
Reconhece-se a Etimologia como a ciência mais antiga, no que se trata do estudo linguístico. ... A Filologia, como ciência primordial, é subdividida em Clássica, Românica entre outros, dependendo de seu objeto de estudo.
O estudo das divergências entre línguas da mesma origem é que provocou o aparecimento da Filologia em 1816 com a obra Sistema de Conjugação do Sâns- crito em comparação com o Grego, o Latim, o Persa e o Germânico, escrita pelo cientista alemão Franz Bopp (1791-1867).
Filologia é o estudo da linguagem em fontes históricas escritas, incluindo literatura, história e linguística.
ROMANCE, qualquer que seja a ótica em que é considerado, tem a sua origem ligada à palavra ROMA, mas uma coisa é o ROMANCE ROMÂNTICO e outra coisa é o ROMANCE ROMÂNICO.
É inegável a importância da Filologia para o estudo da história das línguas românicas em suas fases pretéritas e atuais, refletindo as marcas de variação da língua na época, a partir da edição de textos que se consti- tuem como fontes confiáveis.
Filologia é a ciência que tem como objetivo estudar uma língua através de textos escritos. Em um contexto mais amplo, a filologia também se ocupa da literatura e da cultura de um determinado povo. Inicialmente, a filologia se limitava ao estudo das ideias mediante a crítica textual.
O filósofo se admira de que se tivesse podido afirmar tantas coisas contra a justiça. Quando o filólogo chega a esse mesmo ponto observa o se- guinte: Há dois reis romanos, um dos quais não tem pai e o outro não tem mãe.