MÁQUINAS ASSINCRONAS. Motor assíncrono de Indução é um motor elétrico de corrente trifásica, bifásica, ou monofásica, cujo rotor está excitado pelo estator e a velocidade de rotação não é proporcional à frequência da sua alimentação (a velocidade do rotor é menor que a do campo girante, devido ao escorregamento).
O motor síncrono é uma máquina cuja velocidade do rotor e a velocidade do campo magnético do estator é igual. O motor assíncrono é uma máquina cujo rotor gira na velocidade menor que a velocidade síncrona.
A velocidade síncrona tem uma sincronia com a quantidade de polos e a frequência da rede. Os motores elétricos podem ser encontrados no mercado com diversos números de polos magnéticos, tais como 2, 4, 6, 8, 10, 12, etc. Os mais usuais são os de 2, 4, 6 e 8 polos.
Responder de uma forma bem simples: Motor síncrono: É um motor elétrico cuja velocidade de rotação é proporcional à freqüência da sua alimentação, está em sincronismo. Motor assíncrono é um motor de indução, para haver corrente no induzido a velocidade deste precisa ser menor, é o chamado "escorregamento".
Podemos citar como exemplo, moinhos, grandes ventiladores, picadores, britadores e bombas. Todas essas cargas exigem no mínimo uma das características citadas anteriormente. Nestas aplicações utiliza-se, atualmente, a máquina assíncrona trifásica de rotor bobinado alimentada através de escovas [MATRBAE].
Motoresassíncronos: máquinas que não giram em uma freqüência proporcional ao sistema. São de construção simples e largamente usadas na indústria. Também são chamados de motores de indução. Motores síncronos: máquinas em que giram em uma freqüência proporcional ao sistema.
O motor síncrono é um alternador funcionando como motor; aplica-se CA ao estator e CC ao rotor. O motor de indução difere do motor síncrono por não ter o seu rotor ligado a qualquer fonte de alimentação, sendo o seu rotor alimentado por indução magnética.
O fator que necessita do escorregamento é quando desejamos saber a velocidade síncrona do motor (ns), essa velocidade nada mais do que a velocidade estabelecida pelo campo girante, esse cálculo consiste na multiplicação da frequência por uma constate de 120 dividido pelo número de polos.
A diferença entre a velocidade do rotor e a velocidade síncrona é chamada de escorregamento e é expressa como uma porcentagem da velocidade síncrona. O escorregamento no motor de indução é sempre maior que zero. No instante da partida (quando o rotor está parado) o valor do escorregamento é igual a 1.
S – escorregamento. É a DIFERENÇA entre a velocidade do rotor (n) e a velocidade do campo girante no estator (ns) ou velocidade síncrona. Quando a carga do motor é zero (motor a vazio), o rotor gira praticamente com a rotação síncrona. O escorregamento DIMINUI com o aumento da potência nominal do motor.