O objetivo de rasgar ou amassar a folha de uma revista, ou jornal, uma folha de sulfite, é estimular a coordenação motora fina e o domínio do movimento de pinça. É na educação infantil que os alunos adquirem a capacidade e a habilidade de segurar e rasgar com firmeza, em atividades direcionadas e rotineiras.
As crianças são aprendizes sensoriais. Isso significa que aprendem por meio de seus sentidos. Uma criança que rasga um livro está fascinada pelas sensações do papel rasgando e amassando em suas mãos.
DICA: A criança utilizará os dedos fazendo o movimento de pinça para rasgar as tiras de papéis. Pode ser realizado de cima para baixo. Com uma mão ela segura a folha de papel selecionada e com a outra ela faz o movimento, rasgando-o.
REVISTAS NO BERÇÁRIO Um material que pode ser usado no berçário são as revistas. Com elas o bebê pode Rasgar e Folhear, ambos obrigam a criança a fazer o movimento de pinça e trabalham coordenação motora. Além disso pode-se identificar figuras, objetos e cores. Experimente!
Atividades que envolvem colagem, desenhos, pintura e até mesmo modelagem são essenciais para promover a criatividade, a autonomia, a expressão e a socialização das crianças, contribuindo para a construção e ampliação de habilidades artísticas durante seu processo de alfabetização.
Os recursos de recorte e colagem auxiliam no desenvolvimento da psicomotricidade do educando, visando melhorá-lo no processo cognitivo, visomotor e nos sentidos (audição, visão e tato), integrado ao conhecimento estético.
Nossos pequenos amam rasgar as folhas das revistas, e são estimulados a rasgarem pedaços cada vez menores, aumentando o grau de dificuldade, mas em contrapartida aumentando também o desenvolvimento e as habilidades manuais além da coordenação viso-motora.
Importância para o Desenvolvimento Infantil: Parece apenas mais uma brincadeira, mas é, de forma lúdica e significativa que esta atividade trabalha a coordenação motora fina, o raciocínio e o movimento de pinça ou a preensão manual dos objetos.
É possível brincar com a Barbie na hora do banho. As garrafas pet podem ser transformadas em um barco bem original para as bonecas. Interessante mesmo para que as crianças possam perceber objetos que flutuam e quais não quando colocados na água.