Etanol ou álcool etílico Seu ponto de fusão é -115 °C, seu ponto de ebulição é 78,5 °C e apresenta solubilidade em água.
Os álcoois também podem ser classificados de acordo com a quantidade de hidroxilas: Monoálcool: possui uma hidroxila; Diálcool: possui duas hidroxilas; Triálcool: possui três hidroxilas.
6 dias atrás Etanol. O álcool etílico ou simplesmente etanol, tem como fórmula Ch2 – CH2 – OH (ou C2H6O) e sem dúvidas é o álcool mais conhecido, pois é facilmente comercializado.
Álcoois são compostos formados por hidroxilas ligadas a átomos de carbono saturados. Os principais álcoois são o etanol e o metanol. A presença do grupo funcional hidroxila (-OH) também é uma característica de outros compostos orgânicos, os fenóis.
A nomenclatura oficial dos álcoois segue as mesmas regras estabelecidas pela IUPAC para os hidrocarbonetos, com apenas uma diferença: como o grupo funcional é diferente, o sufixo é "ol" no lugar de "o", que é o usado para os hidrocarbonetos.
A nomenclatura dos álcoois, segundo a IUPAC, segue as mesmas regras dos hidrocarbonetos, porém com a terminação ol, que indica o grupo funcional dos álcoois e o carbono de onde a hidroxila está saindo. Se for um poliálcool, devem-se colocar prefixos, como di, tri, etc.
Os aldeídos são compostos que apresentam o grupamento carbonila (C=O) na extremidade da cadeia, ou seja, o carbono da carbonila é primário. O odor dos aldeídos que têm baixo peso molecular é irritante, porém, à medida que o número de carbonos aumenta, torna-se mais agradável.
Em química, uma hidroxila ou hidroxilo (também chamada de oxidrila) é um grupo funcional presente nas bases dos hidróxidos, representado pelo radical OH e formado por um átomo de hidrogênio e um de oxigênio.
C2H5OH Etanol/Fórmula
Os álcoois (função álcool) são compostos que apresentam como grupo funcional a hidroxila (‒OH), ligados a carbonos saturados, em sua estrutura. Podem possuir insaturações, cadeias cíclicas e ramificações. Em geral são solúveis em água e até onze carbonos são líquidos.