"Operários", que mostra ao fundo uma fábrica e em primeiro plano um aglomerado de trabalhadores com expressão facial neutra, retrata o período em que teve início a industrialização brasileira, em especial a paulistana, com o surgimento da classe operária.
Operários é um quadro pintado em 1933 por Tarsila do Amaral que representa o processo de industrialização do estado de São Paulo e o imenso número e a variedade étnica das pessoas vindas de todas as partes do Brasil para trabalhar nas fábricas, que começavam a surgir no país no início do século XX e tendo seu pico na ...
Trata-se de um momento histórico marcado pela migração de trabalhadores. Tarsila imortaliza em seu quadro as feições dos trabalhadores das fábricas, sendo representados por todas as cores e raças. São cinquenta e um rostos, muitos deles sobrepostos, todos sem o corpo registrado.
Tarsila do Amaral Operários/Artistas
Os operários olham todos na mesma direção, - para frente - e não estabelecem qualquer contato visual uns com os outros. A disposição dos trabalhadores, em um formato crescente, de pirâmide, permite que se veja a paisagem ao fundo: uma série de chaminés cinzentas de fábricas.
Operários, tela onde Tarsila representa uma série de trabalhadores com o fundo das fábricas de São Paulo, é o quadro mais famoso da fase Social da pintora. O quadro que fala sobre o processo de industrialização em São Paulo mostra uma série de rostos muito juntos, com uma forma de pirâmide.
Feito em óleo sobre tela, o trabalho, exposto no palácio do Governo desde 1º de outubro, reflete o movimento artístico chamado Modernismo e representa a diversidade racial e cultural dos trabalhadores que migraram para São Paulo em busca de emprego nas fábricas que começavam a surgir no Estado.
Características das suas obras de Tarsila do Amaral Uso de cores vivas; Influência do cubismo (uso de formas geométricas); Abordagem de temas sociais, cotidianos e paisagens do Brasil; Estética fora do padrão (influência do surrealismo na fase antropofágica).
grafite Releitura do quadro Operários Um dos murais, feito em grafite, foi uma releitura do célebre quadro Operários, de Tarsila do Amaral. O trabalho, intitulado Construtores da ciência, está exposto na rua Lauro Müller, em Botafogo, no Rio de Janeiro.
Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa