Portanto, a DMT é o resultado de lesões microscópicas das fibras musculares após a sobrecarga de exercícios excêntricos, nos quais tais fibras são alongadas à medida que as forças são aplicadas a elas.
Abreviação internauta de "vai da bom".
A dor tardia, por sua vez, está associada a microtraumas musculares. O esforço provoca lesões em algumas células musculares (fibras), que por sua vez sofrem rupturas e derramam enzimas (creatinoquinase ou CK) na corrente sangüínea, levando a uma resposta inflamatória, causando dor e edema.
A dor muscular de início tardio tem esse nome porque a sensação de desconforto na musculatura só ocorre horas depois da prática da atividade física: A dor começa, normalmente, após 8 horas do exercício realizado, aumenta a intensidade nas primeiras 24 horas, e. pode chegar até 72 horas de desconforto.
Antes de tudo, é importante entender que a dor muscular tardia (DMT) --que costuma permanecer por até 48 horas depois da atividade física -- ocorre porque o treinamento provoca microlesões nas fibras musculares, o que promove um processo inflamatório.