Porto seco, ou Estação Aduaneira do Interior (EADI), nada mais é do que uma área alfandegada de uso público localizada em uma zona secundária. Ou seja, fora dos portos principais e próxima de regiões com grande volume de produtos a serem comercializados, tanto para importação de mercadorias como exportação.
Porto seco, também conhecido como Estação Aduaneira Interior, EADI ou Dry Port, é um terminal intermodal terrestre. É ligado por estrada, via férrea ou aérea. ... Eles servem principalmente para aliviar o fluxo em áreas de entrada e saída de mercadorias, como portos, pontos de fronteiras e aeroportos, por exemplo.
O Sistema Integrado de Comércio Exterior - Siscomex é um instrumento administrativo que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior.
Estação aduaneira é o terminal alfandegado de uso público onde se executam serviços aduaneiros. ... A estação aduaneira de fronteira será instalada em imóvel da União e administrada pela Secretaria da Receita Federal ou por empresa habilitada, como permissionária.
O CLIA é o tipo de recinto alfandegado criado para facilitar a escoação de produtos de importação e exportação, sendo alternativa aos portos e aeroportos que têm por finalidade o envio ou recepcionamento de cargas, e não a retenção para armazenamento em suas dependências.
A Estação Aduaneira do Interior (EADI), também chamada de porto seco ou Dry Port, é uma área alfandegada que está localizada em uma zona secundária e que é de de uso público.