O tratamento da artrose tem como objetivo aliviar a dor, o inchaço e a dificuldade em andar. Em alguns casos é necessária a intervenção cirúrgica. Já a recuperação poderá ser feita com fisioterapia e hidroterapia.
Causa. Não há causas definidas para a artrose. "Componentes genéticos, obesidade e até traumas prévios da articulação estão envolvidos no desenvolvimento e progressão da artrose. Tudo o que sobrecarrega a articulação pode levar a degeneração da cartilagem", esclarece a reumatologista.
A doença pode se manifestar ao mesmo tempo nos dois joelhos, mas casos assim não são muito frequentes. "Na maioria das articulações, a unilateralidade é muito mais prevalente. Em alguns casos ocorre a bilateralidade, mas não necessariamente ao mesmo tempo", explica Ranzini.
Sintomas na artrose do joelho
O medicamento que se mostrou mais eficaz contra as dores ligadas à artrose foi o anti-inflamatório diclofenaco a uma dose de 150mg/dia, à frente de outros anti-inflamatórios como o ibuprofeno, o naproxeno e o celecoxibe.
Os exercícios físicos mais aconselhados para quem sofre de artrose de joelho são caminhada leve, com tênis apropriado para corrida, andar de bicicleta, hidroterapia ou hidroginástica mas o médico ou o fisioterapeuta poderão indicar o melhor exercício no seu caso específico, já que pode haver variações de acordo com a ...
O treinamento incorreto é considerado o principal fator ligado ao agravo da doença. O joelho, por exemplo, atua como o principal dissipador de energia cinética no esporte. Ou seja, qualquer impacto ou força de explosão passa por esta articulação.
Existem diversas opções para o tratamento da artrose, incluindo remédios analgésicos, anti-inflamatórios ou suplementos de glucosamina e condroitina, por exemplo, que são prescritos pelo clínico geral, geriatra ou reumatologista, a depender dos sintomas, da sua intensidade e das necessidades de cada pessoa.
De acordo com pesquisas realizadas pela Organização Mundial da Saúde, a artrose é a responsável por 7,5% de todos os afastamentos do trabalho; é a segunda doença entre as que justificam o auxílio-inicial, com 7,5% do total; é a segunda também em relação ao auxílio-doença (em prorrogação) com 10,5%; é a quarta a ...
O agachamento é amplamente recomendado como parte do tratamento da osteoartrite que acomete, principalmente, o joelho, pois trabalha os músculos próximos dessa região. Os pacientes que sofrem com a doença – e que a percebem atuar especialmente nos joelhos – costumam sentir dor significativa por conta do desgaste local.