O trâmite de obtenção custa cerca de R$ 600, incluindo o valor cobrado pelo clube de carro antigo (para a vistoria e emissão do certificado de originalidade) e as taxas do Detran (para emissão do novo documento e confecção do par de placas pretas).
Atualmente, veículos que têm mais de 30 anos e atingem, no mínimo, 80 pontos (de um total de 100) em critérios de originalidade e conservação podem obter uma certificação e utilizar placa preta.
A chapa especial é concedida a veículos com mais de 30 anos desde maio de 1998, graças a resolução 56 do Contran, que permite a concessão de placa exclusiva para veículos de coleção. Esse novo visual da placa, quem vem junto com o certificado de originalidade, não agradou boa parte dos antigomobilistas.
Carros com Placas Pretas podem circular livremente, como qualquer outro. Pergunta - Despachantes podem fornecer a Placa Preta ? fazer as vistorias e expedir os Certificados de Originalidade para os veículos antigos.
Vantagens da placa preta:
Por fim, a obtenção de uma placa preta exige que você tenha um Certificado de Originalidade, documento oferecido pelo clube de carros antigos e necessário para registrar um veículo de coleção. O próprio clube é responsável por fazer uma vistoria do automóvel e verificar se ele está apto para receber o documento.
A obtenção de uma placa preta exige que o proprietário tenha um Certificado de Originalidade para o seu carro antigo. Esse documento atesta que o veículo foi fabricado há mais de 30 anos, conserva suas características originais de fabricação e integra uma coleção.
Como conseguir a placa preta? Para ter esta certificação, o veículo precisa ter sido produzido há 30 anos e ter passado por uma inspeção em que são analisadas mecânica, carroceria, pintura e parte interna do automóvel. Cada parte vale uma pontuação e, ao final da análise, é preciso somar ao menos 80 pontos.
Vantagens da placa preta: Dispensa da Inspeção Veicular. Dispensa do uso de equipamentos obrigatórios homologados posteriormente à fabricação do veículo, ou seja, o veículo deverá manter apenas os originais do veículo. ... Classificação como "Veículo de Coleção", com valor histórico reconhecido.
Mudança de propriedade Atualmente os Detrans têm seguido o que diz a legislação e exigido que ao comprar um veículo antigo que já tenha Placas Pretas, o novo proprietário apresente um novo Certificado de Originalidade, em seu nome, no momento da transferência.