O termo iatrogenia deriva do grego (iatros = médico / gignesthai = nascer, que deriva da palavra genesis = produzir) e significa qualquer alteração patológica provocada no paciente pela má prática médica 1,2.
A palavra iatrogenia provém do grego e se refere a qualquer alteração patológica provocada no paciente pela prática dos profissionais da saúde, seja ela certa ou errada, justificada ou não, mas da qual resultam conseqüências prejudiciais para a saúde do paciente(1).
O termo deriva do grego e significa de origem médica, e pode-se aplicar tanto a efeitos bons ou maus. Em farmacologia, iatrogenia refere-se a doenças ou alterações patológicas criadas por efeitos colaterais dos medicamentos.
A iatrogenia consiste num dano, material ou psíquico, causado ao paciente pelo médico. Todo profissional possui um potencial iatrogênico, e tal aspecto depende não somente da capacidade técnica, como também da relação médico-paciente estabelecida.
Os efeitos iatrogênicos mais frequentemente observados são infecções de pele, problemas gastrointestinais, dores, hipoglicemia, insuficiência renal, hipocalemia (diminuição de potássio no sangue) e reações alérgicas (urticária, asma ou choque anafilático).
As complicações iatrogênicas são mais comuns e costumam ser mais graves em pacientes idosos do que em jovens. Essas complicações incluem efeitos adversos do fármaco (p. ex., interações), quedas, infecções hospitalares, úlceras de pressão, delirium e complicações relacionadas à cirurgia.
Conscientizar a equipe de multiprofissional da importância na prevenção das iatrogenias, pois podem prolongar a hospitalização, dificultando a recuperação do paciente e aumentando o risco para o desenvolvimento de outras complicações.
As mais comuns iatrogenias acometidas pelos profissionais de enfermagem são relacionadas a medicamentos como: omissão de doses, administração em concentração incorreta, aplicação em horários e vias impróprios, administração de medicamentos em pacientes trocados, assim como aplicação de fármacos errados decorrentes de ...
Um dos efeitos maléficos do medicamento é a iatrogênia, no qual é definida como o resultado indesejável da ação prejudicial não intencional dos profissionais de saúde relacionado à observação, monitorização ou intervenção terapêutica.
O tratamento da iatrogenia depende de sua causa e está baseado no tratamento dos sintomas observados. Na iatrogenia medicamentosa, a interrupção ou modificação do medicamento pode ser realizada sem a necessidade de intervenção médica direta.