Como cada célula possui dois alelos iguais, todos os gametas de um indivíduo homozigoto são iguais. Considerando, por exemplo, o alelo A para indicar a produção de melanina em seres humanos e o alelo a para indicar a ausência de produção, podemos representar os indivíduos homozigotos como AA ou aa.
Homozigoto é um termo que define dois alelos idênticos para um único traço, podendo estar em condição dominante (RR) ou recessivo (rr). ... Uma combinação homozigótica do alelo dominante contém dois alelos dominantes e expressa o fenótipo dominante (característica física expressa).
A Genética é uma parte da Biologia que estuda, principalmente, como ocorre a transmissão de características de um organismo aos seus descendentes. Sendo assim, podemos dizer, resumidamente, que ela é uma ciência que se volta para o estudo da hereditariedade, preocupando-se também com a análise dos genes.
O indivíduo que apresenta essa característica é chamado de homozigoto. Assim sendo, podemos diferenciar um indivíduo heterozigoto de um homozigoto analisando seus alelos. Se os alelos nos cromossomos homólogos são iguais, dizemos que se trata de um homozigoto. Se os alelos forem diferentes, o indivíduo é heterozigoto.
Por exemplo, se você tem olhos azuis, sabe-se que você é "a" "a" , homozigoto. Agora, se você tiver olhos castanhos mas sua mãe tiver olhos azuis e seu pais olhos castanhos, sabe-se que você tem um gene "a" da sua mãe e um gene "A" do seu pai, portanto é heterozigoto.