O conceito de adhocracia foi proposto pela primeira vez na década de 1970, como uma alternativa flexível e informal à burocracia. Sua principal característica é privilegiar ações decisivas e mais intuitivas, em vez de autoridade ou conhecimento formal.
Adhocracia é um termo criado por Warren Bennis, segundo Gareth Morgan, utilizado na Teoria das Organizações. ... A característica central da adhocracia são os grupos e equipes cooperativos que resolvem problemas e desempenham o trabalho. As posições e as tarefas não são permanentes e as formas organizacionais são livres.
A adhocracia propicia isso para as organizações porque funciona com a formação de equipes multidisciplinares, ou seja, grupos de pessoas com habilidades, competências e conhecimentos diferentes, mas complementares.
Além disto, não podemos ignorar outros dados igualmente relevantes sobre adhocracia, entre os quais: -o termo foi cunhado por Warren Bennis em finais dos anos 60. Mais precisamente foi em 1968, quando apareceu pela primeira vez esse termo, através do seu livro "A sociedade temporária."
A Adhocracia é um método de administração corporativa muito mais ágil, e é o oposto da burocracia, que trabalha com uma abordagem mais rígida e menos flexível. Ou seja, é um processo sem princípios tradicionais, com maior abrangência e flexibilidade organizacional, utilizado na teoria das organizações.
Departamentalização é um dos conceitos básicos de organização. Consiste no agrupamento de atividades diferentes em unidades especializadas dentro de uma organização. Este agrupamento tem o objetivo de organizar, facilitar a supervisão e a coordenação, e otimizar a busca por resultados.
Alvin Toffler foi o precursor do termo Adhocracia, porém, o conceito foi popularizado por Robert Waterman, por meio do livro "Adhocracy: The Power to Change".