A tradução de gemba é "lugar real", ou seja, onde a ação da empresa acontece, como o chão de fábrica em uma indústria ou o salão de um restaurante (onde são servidas as refeições).
Gemba é uma palavra de origem japonesa que significa o "verdadeiro lugar". Quando aplicada à manufatura, significa o lugar onde as coisas realmente acontecem na fábrica. Utilizado para indicar que as pessoas, cujo trabalho é a produção, estão em um bom lugar para fazer melhorias no processo.
Gemba: palavra Japonesa para "local de trabalho" (planta fabril ou shop floor). Gembutsu - termo Japonês para o "estado atual" ou o "produto atual". Refere-se às ferramentas, materiais e peças que são alvo da ação dos processos de melhoria contínua.
Taiichi Ohno O conceito de "Gemba Walk" foi desenvolvido por Taiichi Ohno, um executivo da Toyota.
O que fazer no Gemba
Todos que pegaram o vírus lean compartilham pelo menos um sintoma: amamos observar o trabalho. Amamos ir ao gemba e assistir o trabalho de criação de valor, o verdadeiro trabalho do negócio.
O que fazer no Gemba
O Gemba é o primeiro dos princípios do 5G e geralmente é descrito como onde a ação ocorre, ou seja, no chão de fábrica. Simplesmente Gemba ou Gemba Walk significa ter a necessidade dos gerentes, líderes ou tomadores de decisão ir para o chão de fábrica onde o trabalho realmente é feito.
O WCM leva em consideração conceitos de vários sistemas e ferramentas, tais como: TQC – Controle da Qualidade Total: Uso 7 ferramentas da qualidade: diagrama de Pareto, diagrama de causa e efeito, fluxograma, folhas de verificação, histograma, diagrama de dispersão e gráficos de controle (CEP).
Um gemba walk deve ser iniciado no chão de fábrica toda vez que ocorrer um problema ou para evitar o surgimento de novos. Os gestores e a equipe multidisciplinar devem ir em campo para entender o impacto total do problema, recolhendo dados e fatos de todas as fontes.