Significado de Aceitação Ato pelo qual se aceita: aceitação da proposta. Manifestação de aprovação; anuência: o livro teve boa aceitação. Tendência para ser bem aceito; receptividade: aceitação do público. Conformidade diante de; resignação: aceitação da tragédia.
A aceitação pessoal também é uma maneira de encarar os acontecimentos cotidianos com maior tranquilidade. Algumas vezes, acontecem coisas que não podem ser mudadas e, nesses casos, a preocupação pode levar a um estado de estresse e frustração desnecessários.
Na Psicologia, Aceitação consiste em acolher o outro da forma como ele se apresenta, com seus defeitos, qualidades e excentricidade, sem tentativas de modificá-lo para que satisfaça expectativas e se ajuste aos caprichos dos outros.
Aceitação significa consentir, aprovar e receber. É aceitar o que é exatamente como é. Mas aceitar se esforçando proativamente para evoluir e não para regredir.
O desejo de ser aceito socialmente é em boa parte a base das conexões sociais. ... Desta maneira, a aceitação social também dá lugar ao surgimento de diferentes grupos sociais.
O que significa autoaceitação? Esse termo pode ser confundido com amor-próprio e autoestima devido às suas semelhanças. Apesar de estar conectado a ambos, aceitar a si mesmo é abraçar tudo o que você é. Pensamentos, emoções, falas, ações, traços de personalidades, qualidades e defeitos…
5 passos para que você comece a trabalhar a autoaceitação:
Uma das características mais marcantes de uma pessoa com falta de autoaceitação é o sentimento de inadequação. Elas sentem que seu jeito de ser e seu modo particular de fazer as coisas é sempre ruim, errado, impróprio; sentem-se imprestáveis, inadequadas, incorretas.
Aceite a realidade e faça algo para que, no futuro, possa sair vitorioso dessa situação que o torna infeliz. Nem tudo pode ser como esperamos, nem todos os que nos cercam podem ser iguais a nós, e por isso, a aceitação será sua melhor aliada no quesito viver a vida de modo menos estressante.
A falta de autoaceitação em nossas vidas causa impactos negativos em nossa autoestima, desenvolvimento e realização pessoal e também nas relações que temos com outras pessoas. Desde muito cedo somos bombardeados por pessoas ditando o que devemos ser, fazer e pensar.