[ Artes plásticas ] Movimento artístico brasileiro que surgiu no final da década de 50 do século XX, como reacção ao concretismo, defendendo maior subjectivismo e liberdade artística.
O neoconcretismo foi um movimento artístico-literário, surgido como uma forma de reagir aos excessos trazidos pelo concretismo. Enquanto o concretismo era extremamente racional, o neoconcretismo trouxe a subjetividade de volta para o processo de criação artística.
Lygia Clark Lygia PapeFranz WeissmannDécio VieiraWillys de Castro Neoconcretismo/Artistas
A arte neoconcreta foi uma corrente artística que nasceu na década de 1950, no Rio de Janeiro, e que contou com artistas emblemáticos do circuito das artes. O neoconcretismo surgiu como uma oposição aos dogmas e conceitos ortodoxos da arte concreta. O objetivo desse movimento foi o de propor mais subjetividade à arte.
Os neoconcretistas problematizaram a adoção formal de princípios da abstração geométrica a partir de um viés duplo: em relação à Gestalt, operaram uma inclusão da temporalidade nas formas, e um questionamento cada vez mais radical das estruturas que as mantém.
O movimento pop-art surgiu na Inglaterra, por volta dos anos 50, mas realizou todo o seu potencial na Nova York dos anos 60, quando dividiu com o minimalismo as atenções do mundo artístico. A expressão "pop-art" vem do inglês que significa "arte popular".
Também conhecido como Movimento Neoconcreto, as ideias tiveram como grande influenciador o filósofo francês Merleau-Ponty (1908-1961) e foi inaugurado em 1959, no Rio de Janeiro.
Influenciado pelas ideias da fenomenologia do filósofo francês Merleau- Ponty (1908-1961), foi considerado como o "divisor de águas" na história das artes visuais no Brasil, sendo seus precursores o poeta maranhense Ferreira Gullar e a artista plástica mineira Lygia Clark.
Max Bill definiu a arte concreta da seguinte maneira: "a pintura concreta elimina toda e qualquer representação naturalista; serve-se exclusivamente dos elementos fundamentais da pintura, a cor e a forma da superfície. Sua essência é, assim, a completa emancipação de todo modelo natural; criação pura."