A mensagem que o filme busca contar é clara: a solidariedade, no ser humano, não surge naturalmente. Mesmo sabendo que porções certas, na medida, permitiriam que outros colegas comessem melhor, os prisioneiros se esbaldam. Comem o máximo possível.
"O Poço reflete a fria desumanização do mundo em que vivemos," concluiu o diretor. A separação entre ricos e pobres, norte e sul, os que querem ascender e os que concordam em descer e dividir. O filme tem, sim, muitas camadas que recompensam com muitas interpretações.
Galder Gaztelu-Urrutia O Poço/Diretores
Ao conhecer Imoguiri (Antonia San Juan), que trabalhou anteriormente para o governo, Goreng acredita que existem 200 níveis, mas na conclusão do filme, 333 níveis são revelados, metade de 666.
Como já vimos, no poço os nomes dos personagens possuem significado, traduzindo seu papel no filme. Ironicamente, muitos são traduzidos do malaio para algum tipo de comida. Além de ser uma menção à importância da comida no contexto do poço, nos indica um pouco sobre a relevância de cada personagem no filme.