O "Pacto Colonial", também chamado de "Exclusivo Comercial Metropolitano" ou "Exclusivo Colonial" corresponde a um acordo entre a colônia e a metrópole, que ocorreu no Brasil durante o período colonial.
é o conjunto das relações entre as metrópoles e suas respectivas colônias, num dado período da história da colonização. Especificamente, o período do Antigo Sistema Colonial vai do século XVI ao final do século XVIII.
A Crise do Sistema Colonial é o período histórico em que o modelo tradicional de exploração da colônia pela metrópole chega ao fim. Esse modelo existiu por muitos anos e foi experimentado por diferentes continentes. Além disso, essa forma de administração regia todas as esferas da sociedade e das atividades humanas.
Resposta: sistema colonial é um conjunto de relações entre as metrópoles e as colônias. O principal objetivo desse sistema era o enriquecimento da burguesia através do Estado, de acordo com a doutrina do monopólio e do protecionismo. ... Na América, o sistema colonial chegou ao auge nos séculos XVI e XVIII.
Sistema colonial é o conjunto de relações de dominação e subordinação envolvendo metrópoles e colônias durante a época moderna. Relações mantidas entre áreas metropolitanas e áreas periféricas eram diretas e exclusivas. ... A denominação mercantilista vincula esse tipo de colonialismo à revolução comercial.
O Sistema Colonial foi criado a partir das conquistas e descobertas feitas pelas metrópoles européias, ou seja, por Portugal, Espanha, Inglaterra, França e Holanda. Essas potências estabeleceram e formaram seus Impérios Coloniais em áreas de três continentes: a América, a África e a Ásia.
Entendemos que a ideia de "Antigo Sistema Colonial" é a que melhor permite compreender nosso período colonial, pois, nas palavras de Vera Ferlini, "na perspectiva do Antigo Sistema Colonial, a relação dominante é a que se estabelece, na diacronia, entre a metrópole e a colônia, tendo por eixo o processo produtivo, base ...
Para colonizar o Brasil e garantir a posse da terra, em 1534, a Coroa dividiu o território em 15 capitanias hereditárias. Estas eram imensos lotes de terra que se estendiam do litoral até o limite estabelecido pelo Tratado de Tordesilhas.
No Brasil, a crise do sistema colonial foi marcada por contestações e aspirações de liberdade do povo brasileiro. Portugal, devido à União Ibérica, a luta contra a presença holandesa no território colonial, assim como o declínio da produção de açúcar, entrou em crise financeira e econômica.
Parte importante da política mercantilista da Europa, o sistema colonial entrou em crise por conta de uma contradição: para explorar a colônia, a metrópole precisava desenvolvê-la; quanto mais a colônia se desenvolvia, mais se aproximava da independência.