2 Teoria da comunicação, de Roman Jakobson Seu principal objetivo era definir o lugar da função poética em relação às demais funções da linguagem. - função expressiva; função conativa; função de representação -, e também os fatores constitutivos do ato de comunicação verbal.
Quais são os elementos da comunicação? Antes de vermos as funções da linguagem, cabe observarmos os elementos da comunicação, propostos por Roman Jakobson. São eles: emissor, receptor, canal, mensagem, código e referente.
Receptor → Função Conativa ou Apelativa. Código → Função Metalinguística. Mensagem → Função Poética. Canal → Função Fática.
A linguagem pode ter várias finalidades: de informar, de persuadir, de emocionar, dentre outras. A função da linguagem dependerá do objetivo da comunicação e pode ser: apelativa, emotiva, fática, metalingüística, poética.
O linguista Roman Jakobson teorizou que, para a comunicação ocorrer, é necessário que um remetente (ou emissor) envie uma mensagem a um destinatário (ou receptor), dentro de um contexto (ou referente), por meio de um código passado via contato (ou canal).
Essa noção de código é uma das limitações da Teoria Informacional da Comunicação, pois, não há comunicação a não ser que haja a interação com o código pelo emissor e receptor. A mensagem não existe enquanto não existir código.
No processo comunicativo estão presente os elementos da comunicação que são seis: emissor, código, mensagem, canal, receptor e referente.
Existem seis elementos fundamentais da comunicação que foram identificados e divididos pelo linguista Roman Jakobson para a análise e produção de textos, após ele ter mapeado a comunicação humana. Os seis elementos da comunicação são: emissor, receptor, mensagem, referência ou contexto, canal e código.
A comunicação tem quatro funções básicas dentro da organização: controle, motivação, expressão emocional e informação.