A Revolução Federalista ocorreu no sul do Brasil logo após a Proclamação da República, e teve como causa a instabilidade política gerada pelos federalistas, que pretendiam "libertar o Rio Grande do Sul da tirania de Júlio Prates de Castilhos", então presidente do Estado.
Derrubar o então governador; Júlio de Castilhos. A Revolução Federalista foi uma guerra civil que ocorreu onde hoje é a Região Sul do Brasil, entre 18, logo após a Proclamação da República.
A) Júlio de Castilhos era um monarquista convicto e assumiu o poder no Rio Grande do Sul para depor Floriano Peixoto da presidência. ... D) Os pica-paus, ou republicanos, queriam a centralização do poder na presidência da República, enquanto os maragatos, ou federalistas, defendiam a descentralização do poder.
A revolução terminou em agosto de 1895, no governo de Prudente de Moraes, que recebeu a alcunha de "Pacificador". Prudente de Moraes assinou um tratado de paz com os maragatos, em 23 de agosto de 1895, na cidade de Pelotas (RS).
A Revolução Federalista foi um conflito de caráter político, ocorrido no Rio Grande do Sul entre os anos de 18, que desencadeou uma revolta armada. A revolta atingiu também o Paraná e Santa Catarina. Uma das principais causas foi a insatisfacao dos federalistas com o domínio político de Júlio de Castilhos.
Suas causas foram o autoritarismo de Deodoro da Fonseca, que fechou o Congresso, e o descumprimento de Floriano Peixoto ao não convocar novas eleições em 1891. Revolta da Armada lutava contra a violenta repressão de Floriano Peixoto durante a Revolução Federalista que ocorria no sul do país na mesma época.
Resposta: A Revolução Federalista foi um conflito de caráter político, ocorrido no Rio Grande do Sul entre os anos de 18, que desencadeou uma revolta armada...
Antônio Ernesto Gomes Carneiro Revolução Federalista/Comandantes
Maragato foi o nome dado aos sulistas que iniciaram a Revolução Federalista no Rio Grande do Sul em 1893, em protesto a política exercida pelo governo federal representada na província por Julio de Castilhos. ... O lenço vermelho identificava o Maragato. O lenço branco identificava o Pica-Pau e o Chimango (Situação).
Maragatos foram os sulistas que iniciaram a Revolução Federalista no Rio Grande do Sul, no ano de 1893, em protesto contra a política exercida pelo governo federal, representada na província por Julio de Castilhos. Os maragatos eram identificados pelo uso de um lenço vermelho no pescoço, simbolizando sua oposição.