Resposta: O processo de ruralização ocorreu porque o Império Romano do Ocidente estava em declínio, era caro manter tropas e isso fez com que os imperadores elevassem os impostos, o que motivou a população abandonar as cidades, aumentando a população rural.
Colonato é o nome que se dá a um sistema de exploração de grandes propriedades entre diversos colonos ou meeiros, que ficam incumbidos de cultivar uma determinada área e entregar parte da produção ao proprietário, conservando outra parte para seu próprio consumo.
A economia sofreu uma retração das atividades comerciais, as moedas perderam seu espaço de circulação e a produção agrícola ganhou caráter subsistente. Nesse período, a crise do Império Romano favoreceu um processo de ruralização das populações, que não mais podiam empreender atividades comerciais.
O Processo de Ruralização no Império Romano foi um fenômeno de êxodo urbano ocorrido durante o declínio do império, a partir do século III d.C, onde os impostos tornaram-se altos nas cidades e por isso a população começou a abandoná-las.
Em troca, ele deveria destinar parte de sua produção ao proprietário de terras. Dessa forma, as cidades deixavam de ser o grande centro da economia romana. O processo de ruralização fez com que o extenso sistema de cobrança de impostos e o comércio perdessem o grande papel outrora desempenhado.
Colonato, no contexto histórico brasileiro, refere-se ao processo de importação de mão de obra estrangeira, na segunda metade do século XIX e início do século XX.
O conceito de ruralização tende a ser usado para designar o processo de adopção de práticas e costumes rurais num meio urbano. Para muitos sociólogos, a ruralização de uma cidade ocorre quando os imigrantes vindos de uma zona rural não se conseguem integrar tanto a nível cultural ou social como a nível económico.
O processo de ruralização se deu pelas invasões bárbaras, que amedrontaram o povo europeu, fazendo eles sair das cidades e ir para os campos, lugar mais seguro das invasões. Dava-se início ao feudalismo, que cairia por volta do século XV, 1000 anos de Idade Média.