O dia 13 de maio tem uma grande importância no Brasil, pois nessa data, em 1888, foi assinada a Lei Áurea, que aboliu a escravidão. Com a assinatura dessa lei, aproximadamente 700 mil escravos foram libertos de sua condição.
O fim da escravidão legal no Brasil não foi acompanhado de políticas públicas e mudanças estruturais para a inclusão dos trabalhadores. Por isso, os escravos modernos são herdeiros dos que foram libertados em .
Os escravos não eram considerados seres vivos. Eram tratados como inferiores e não tinham nenhum tipo de direito humano. Então, é evidente que mesmo com uma lei de libertação, os homens brancos, patrões cheios de dinheiro, não iam aceitar pagar um salário para quem antes trabalhava de graça.
A Lei Áurea (Lei Imperial número 3.353) foi assinada pela Princesa Isabel no dia . A partir dessa data, a escravidão passou a ser considerada crime e quase 700 mil escravos foram libertados no Brasil.
Em , a princesa Isabel assinou a lei Áurea que aboliu a escravidão no Brasil. "Áurea" quer dizer "de ouro" e a expressão refere-se ao caráter glorioso da lei que pôs fim a essa forma desumana de exploração do trabalho.
Efetivamente a Lei Aurea representou o fim de mais de 300 anos de trabalho servil e de opressão dos negros no Brasil, contudo a efetivação da liberdade não resultou em mudança substancial na vida dos antigos escravos. ...
Nesse contexto, o grande problema, apontam especialistas, é que não houve ações para viabilizar o acesso à terra e à moradia, e os negros tiveram que disputar o mercado de trabalho com os brancos ; na maior parte das vezes, mais qualificados.
Efetivamente a Lei Aurea representou o fim de mais de 300 anos de trabalho servil e de opressão dos negros no Brasil, contudo a efetivação da liberdade não resultou em mudança substancial na vida dos antigos escravos.
A Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel em , foi a responsável por abolir a escravidão do país, resultando na libertação de 700 mil escravos. A abolição da escravatura foi resultado de um longo processo de luta e de mobilização da sociedade brasileira pelo fim da escravidão. ...
A Lei Áurea ou Lei Imperial número 3.353 foi aprovada em 13 de maio de 1888, abolindo a escravidão no Brasil. Na época, a ordem libertou cerca de 700 mil escravos que ainda existiam no país.