Desde o século XII antes de Cristo, a Páscoa é uma festa da Primavera, a festa da primeira lua cheia a seguir ao equinócio de dia 21. ... Os hebreus pediam aos patrões para festejarem o seu Deus nesse dia. Foi nesse contexto que se deu a fuga dos judeus para a Palestina. Passou a ser a data judaica.
A Páscoa é a celebração religiosa mais importante do cristianismo, pois trata de um feito muito importante na crença cristã: a ressurreição de Jesus Cristo. A ressurreição é entendida como uma manifestação da divindade de Jesus, uma vez que só ele, enquanto Filho de Deus, pôde realizar tal feito.
Para o cristianismo, a Páscoa conserva a ideia de libertação, mas agora com o sentido de salvação do ser humano. "Se o cordeiro simbolizava a libertação do Egito para os judeus, a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo significa a salvação para os cristãos", explica João Leonel.
A data da Páscoa foi instituída pela Igreja durante o Concílio de Niceia, em 325 d.C.. A Igreja determinou que a primeira lua cheia após o equinócio de primavera seria a data para iniciar-se a comemoração da Páscoa. O equinócio marca o início da primavera no hemisfério norte.
Antigamente Páscoa era festejada com ovos de galinha, diz historiador | Itapetininga e Região | G1. Antes dos ovos de chocolate, a tradição era realizada com ovos comuns. Já o coelho simboliza o poder de Jesus Cristo em propagar o evangelho. Neste domingo (08), é o Domingo de Páscoa.
A Páscoa é uma festa de origem judaica, que comemora a liberdade do povo hebreu após um longo período de escravidão no Egito. Com o mesmo sentido de libertação e de esperança, a Páscoa cristã surge posteriormente com a comemoração da ressurreição de Jesus Cristo.
A Páscoa, além de uma data religiosa, é também um dia lúdico para as crianças. O costume no Brasil é de presentear ovos de chocolate ou ovos pintados a mão, recheados com doces. Na verdade, esses ovos são trazidos pelo coelhinho da Páscoa.
A Páscoa é um feriado religioso celebrado por cristãos, mas há pessoas não religiosas que também comemoram o dia. Religiosamente, a Páscoa celebra a ressureição de Jesus Cristo. Para os não religiosos, é comum fazer almoços, reuniões de família e atividades variadas, como pintar ovos.
A Páscoa, além de uma data religiosa, é também um dia lúdico para as crianças. O costume no Brasil é de presentear ovos de chocolate ou ovos pintados a mão, recheados com doces. Na verdade, esses ovos são trazidos pelo coelhinho da Páscoa.
Os cristãos se apropriaram da imagem do ovo para festejar a Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus – o Concílio de Nicéia, realizado em 325, estabeleceu o culto à data. Na época, pintavam os ovos (geralmente de galinha, gansa ou codorna) com imagens de figuras religiosas, como o próprio Jesus e sua mãe, Maria.