Em maio daquele ano, os Estados-gerais foram convocados para a formação de uma assembléia que deveria mudar o conjunto de leis da França. Nesta assembléia, dividia-se a população francesa em três grandes classes sociais, cada uma representando um estado.
Luís XVI foi compelido a convocar os estados gerais, porque a situação econômica da França estava caótica. O gosto era muito grande com a corte e com as guerras. Os estados gerais era uma assembleia que reunia os três estados, a nobreza, o clero e o terceiro estado ( representantes da população ).
A Assembleia dos Estados Gerais (em francês, États Généraux) foi uma assembleia representativa e consultiva do Antigo Regime francês. ... Ainda que os Estados Gerais não fossem soberanos, configuravam-se como uma força representativa das Três Ordens, tendo como função, por exemplo, o aconselhamento do rei.
Os Estados Gerais eram formados por: Primeiro Estado: clero, composto por cerca de 120 mil religiosos. Segundo Estado: nobreza e totalizavam aproximadamente 350 mil membros da nobreza palaciana, nobreza provincial e nobreza de toga – burgueses que compraram títulos de nobres.
O agravamento das tensões sociais e da crise financeira levou o rei Luís XVI a convocar os Estados Gerais (ou Cortes, onde estavam representados a nobreza, o clero e o Terceiro Estado), o que acontecia pela primeira vez nos últimos 150 anos.
Os comerciantes reclamavam de ter de pagar impostos aos nobres apenas para atravessar suas terras e os industriais opunham-se á política mercantilista . ... Convocou os estados gerais (1° , 2° e 3° estado) para propor a ideia de todos os estados ( todas as classes) pagassem impostos e ajudar a economia do país.
Em 1788, pressionado pela nobreza provincial, o rei Luis XVI convocou a Assembleia dos Estados Gerais, cuja motivação seria tratar da profunda crise financeira pela qual atravessava o reino da França.
A reunião dos estados gerais não teve êxito, favorecendo a camada mais rica da população .. criaram então uma assembleia nacional abolindo o voto por estamentos e dando condições para uma maior participação do camponês e burguês na política.
Divisão política, administrativa e territorial de certos países (Brasil, Estados Unidos da América, México, Venezuela). O governo, a administração superior de um país.
A reunião dos Estados Gerais em Versalhes (maio de 1789) marcou o início da Revolução Francesa. Na citada reunião, os grupos privilegiados recusaram o sistema de votação, por cabeça, proposto pelo Terceiro Estado, contrapondo a votação por grupo ou estado que os favorecia.