1. Dar-se, suceder, acontecer, acabar por vir.
Significado de Devir substantivo masculino [Filosofia] Processo de mudanças efetivas pelas quais todo ser passa. ... verbo intransitivo Passar a ser; fazer existir; tornar-se ou transformar-se. Etimologia (origem da palavra devir). Do latim devenire.
O CONCEITO DE DEVIR: PACTO, DESTERRITORIALIZAÇÃO E AGENCIAMENTO. Na literatura o devir pode ser compreendido de várias maneiras. A partir da experimentação da linguagem, o devir-outro da língua, a criação de uma língua estrangeira, a partir do estilo do escritor e da fabulação.
Devir (do latim devenire, chegar) é um conceito filosófico que indica as mudanças pelas quais passam as coisas.
A devir-mulher são as linhas de fuga que escapam pelas fissuras de uma sociedade que foi pensada pelos homens e para os homens. A mulher racha todos os modelos para abrir caminhos novos, novas subjetividades não capturadas.
"O mundo é um eterno devir", afirma o filósofo, querendo dizer que há uma constante mudança, imprevisível, que caracteriza a natureza. ... No entanto, as publicações atuais reúnem os fragmentos heraclitianos para publicá-los em uma obra intitulada Sobre a natureza, pois esse é o tema geral, sendo um único livro ou não.
O arché é um termo fundamental na linguagem dos filósofos pré-socráticos, dado que é caracterizado pela procura da substância inicial de onde tudo deriva e é também a ideia mais antiga na filosofia, já que se tornou no ponto de passagem do pensamento mítico para o pensamento racional.
Por meio de aforismos, Heráclito entende o devir como atributo de transformação que modifica o próprio ser (o ser se transforma constantemente e esse movimento de transformação é devir; logo, o devir é ser), conforme será discutido mais adiante.
Causa formal: é a forma física e conceitual que um determinado ser ou objeto possui. Tudo tem uma forma que o define. ... Causa eficiente: é a causa primeira, que deu origem ao ser ou objeto, ou seja, aquilo que foi responsável pela criação.