Uma Dispensação é um período de tempo em que o homem é provado com respeito à sua obediência e alguma revelação específica da vontade divina. O homem foi colocado em um ambiente perfeito, sujeito a uma lei simples e advertido das consequências da desobediência.
O conceito de dispensação adotado por esses autores é o proposto por Arias: "A dispensação é o ato farmacêutico de distribuir um ou mais medicamentos a um paciente, geralmente como resposta à apresentação de uma prescrição elaborada por um profissional autorizado.
O Evangelho da graça de Deus ou Dispensação é a maneira como Deus trata com o homem durante um determinado período de tempo, quando o homem é provado e testado quanto à obediência a certas revelações definidas da vontade de Deus. Por exemplo, desde os dias de Moisés até Cristo o homem foi provado sob a Lei.
Todos os homens inspirados, desde os dias do pai Adão até a época de Jesus, tiveram uma visão aproximada da grandiosa e derradeira dispensação da plenitude dos tempos, quando o Senhor interviria para preparar a Terra e as pessoas para a vinda do Filho do Homem e um reino de retidão.
Usando como base este sistema, os Dispensacionalistas entendem que a Bíblia seja organizada em sete dispensações: Inocência (Gênesis 1:1- 3-7), Consciência (Gênesis 3:8- 8:22), Governo Humano (Gênesis 9:1 – 11:32), Promessa (Gênesis 12:1 – Êxodo 19:25), Lei (Êxodo 20:1 – Atos 2:4), Graça (Atos 2:4 – Apocalipse 20:3) e ...
DISPENSAÇÃO DA PROMESSA OU PATRIARCAL (430 anos), Gn 12:1-3 Ex 12:40-41 Esta dispensação é chamada de dispensação da promessa, por causa das promessas e alianças feitas com Abraão e sua descendência. ... A descendência de Abraão foi designada como a linhagem através da qual o Senhor Jesus Cristo haveria de nascer.
Dispensação é o ato de assegurar que o medicamento de boa qualidade seja entregue ao paciente certo, na dose prescrita, na quantidade adequada; que sejam fornecidas as informações suficientes para o uso correto e que seja embalado de forma a preservar a qualidade do produto.
Na dispensação, o farmacêutico atende o paciente no balcão, ou às vezes numa sala privativa, mas não tem tempo e nem todas as informações para uma avaliação completa como a que ocorre no acompanhamento farmacoterapêutico.
Significado de plenitude dos tempos: O Tempo certo. O tempo determinado para uma missão!