O fluxo urinário e o fluxo de diurese são sinônimos. Um fluxo urinário normal compreende entre 8 ml por dia, dependendo da quantidade de fluido que é absorvida.
Poliúria: aumento do volume urinário, ou seja, da diurese. Pode decorrer por mobilização de edemas, di- minuição do hormônio antidiurético, diabetes mellitus e até por desobstrução aguda das vias urinárias excretoras. Oligúria:diminuição da diurese.
Oligúria é definida como o volume da urina excretada menor que as necessidades para a eliminação de catabólitos. Convencionalmente é classificada como oligúria uma diurese inferior a 400 ml/dia em adultos, e como anúria uma diurese inferior a 100 ml/dia.
Medir o volume urinário no frasco graduado após cada micção, desprezando a urina em seguida. Observar suas características: odor, cor e aspecto. Anotar no prontuário do paciente.
Débito urinário: É a quantidade de urina eliminada pelos rins em um dado período de tempo. Os rins recebem um fluxo sanguíneo de 1.100 ml/minuto, cerca de 23% do débito cardíaco. A diurese normal significa um débito urinário de 800 a 1.800 ml/24 horas.
Definição: Quantidade de urina eliminada pelos rins em um dado tempo. Contexto em Português: Colúria é um aspecto freqüente, mas poderá não ser facilmente percebido em razão do débito urinário aumentado nessa faixa etária, diluindo o material biliar.
Oligúria é excreção de urina < 500 mL/24 horas em adulto, ou < 0,5 mL/kg/h em adulto ou criança (< 1 mL/kg/h em neonatos).
A oligúria caracteriza-se pela diminuição de produção de urina, abaixo de 400 mL por cada 24 horas, que é uma consequência de certas condições ou doenças, como desidratação, diarreia e vômitos, problemas cardíacos, entre outros.
A causa mais frequentemente associada à anúria é a insuficiência renal aguda, em que o rim não consegue filtrar o sangue corretamente, podendo haver o acúmulo de substâncias prejudiciais para o organismo e levando ao aparecimento de alguns sinais e sintomas como dor na parte inferior das costas, cansaço fácil, falta de ...