A campanha deu certo e a frase ficou tão marcada que o uso das iniciais de cada palavra - bica - passou a ser sinônimo de cafezinho no país.
Não existe um consenso relativamente à origem da palavra "bica", normalmente utilizada para designar uma chávena de café em muitas zonas do país, especialmente em Lisboa. ... Chamava-se a esta bebida "café de borras", devido às amargas e incómodas borras que se formavam a partir do café não dissolvido.
Pastelaria Em Portugal, pastelaria é um estabelecimento que vende doces, quase um equivalente à nossa confeitaria.
Actualmente, em Portugal, chama-se duche (do fr[ancês] douche) ao «jacto ou chuveiro de água que se aplica ao corpo de alguém, com fins higiénicos ou terapêuticos; banho de chuveiro».
Bica - É o "café expresso" na região de Lisboa. A dose é pequena - não estranhe, porque café em Portugal é servido em pouca quantidade mesmo. ... Café cheio - Se os dois dedos da "bica" não foram suficientes, peça um café cheio da próxima vez. É mais fraco, mas vem mais.
Apelido pode referir-se a: ... Sobrenome — parte do nome de um indivíduo que indica seu vínculo familiar; sobrenome, nome de família (é o sentido mais comum em Portugal).
[Brasil] [ Culinária ] Sanduíche, de queijo e fiambre, torrada ou grelhada e geralmente prensada . (Equivalente no português de Portugal: tosta-mista.) Plural: mistos-quentes.
Em Portugal, o nosso banheiro se chama "casa de banho".
Sande ou sandes - Sanduíche. Fiambre - Presunto.
O mais comum aqui, e o primeiro que falamos ali em cima, é o arroz carolino. Vamos as dicas para o arroz ficar soltinho! Faça um pouco menos da medida de um para dois, ou seja, se fizer uma xícara de arroz, bota uma medida e ¾ de xícara.