A palavra Carnaval é originária do latim, carnis levale, cujo significado é "retirar a carne". ... Esse sentido está relacionado ao jejum que deveria ser realizado durante a Quaresma e também ao controle dos prazeres mundanos. Isso demonstra uma tentativa da Igreja Católica de controlar os desejos dos fiéis.
O dicionário Houaiss expõe uma visão curiosa: "carnaval é usado, por vezes, com a inicial maiúscula." Sobre "folião" e "folia", registra o estudo de Deonísio da Silva: do francês folie, loucura, por sua vez vindo do latim folle, movimento.
O Carnaval foi trazido para o Brasil pelos colonizadores portugueses. Os historiadores afirmam que a festividade estabeleceu-se no país entre os séculos XVI e XVII e teve como primeira prática o entrudo. Essa brincadeira fixou-se primeiramente no Rio de Janeiro e era realizada dias antes do início da Quaresma.
A terça-feira gorda (em francês: Mardi Gras), ou terça-feira de carnaval, é o dia de fevereiro ou março que precede a quarta-feira de cinzas. ... Historicamente, é o dia em que os cristãos se despedem da carne, pois, nos quarenta dias seguintes, devem jejuar, fazer penitência e se abster de comer carne.
O termo "carnaval" deriva do termo em latim "carnis levale", que significa "retirar a carne" e tem relação com a função da festa em suas origens. ... Trata-se de um período no qual as pessoas entregam-se às festas e aos prazeres carnais, para, em seguida, iniciarem a Quaresma.
Conforme a história do Carnaval, essa celebração pode estar relacionada a algumas festas de origem greco-romana dedicadas ao deus do vinho, Baco (ou Dionísio, para os gregos). Nos eventos, as pessoas costumavam embriagar-se, comer muito e entregar-se aos prazeres da carne.
Mas você conhece a origem desta festa? É difícil para os historiadores precisar onde e quando, exatamente, foram registradas as primeiras festividades carnavalescas, mas crê-se que o ponto de partida de uma das festas mais populares do mundo está no Antigo Egito, período conhecido entre 3100 a.C e 30 a.C.
Carnavais é o plural de carnaval. O mesmo que: folias, troças, entrudos, folguedos, mascaradas, orgias.
Acredita-se que o Carnaval tenha origem em festivais primitivos que reverenciavam o renascimento da natureza e em festivais pagãos em homenagem ao deus Saturno, na Roma antiga.
Há fontes que dizem que surgiu na Grécia, por volta do ano 520 a.C., onde as pessoas se reuniam para festejar em nome do deus Dionísio, também conhecido como Baco - deus da libido e da fertilidade, com a intenção de celebrar a chegada da primavera e da fertilidade.