A música é de Gilberto Gil e Caetano Veloso, mas foi gravada pelos Mutantes, a letra ironiza a classe média brasileira. ... Esta canção representou para o movimento tropicalista a aproximação com a Contracultura e a crítica da estrutura da sociedade brasileira.
A proposta, ou a transformação requerida pelo tropicalismo, consistia em deglutir todas as tendências, informações, manifestações do pensamento e então expressar a realidade do artista brasileiro. No caso das artes plásticas, Mário Pedrosa passou a falar no surgimento da arte pós-moderna.
Tropicalismo ou Tropicália foi um movimento cultural brasileiro, concentrado entre os anos de 19, que marcou profundamente diversas formas de expressão artística, como a música, o cinema, o teatro, a poesia e as artes plásticas.
A principal proposta do tropicalismo foi promover uma revolução estética e comportamental na cultura brasileira. A ideia era utilizar elementos da linguagem pop, ingerindo tendências comportamentais e artísticas da época, para expressar algo novo.
O Tropicalismo foi um movimento brasileiro originado da sua cultura, principalmente da sua música. Surgiu no final da década de 1960 e teve como nomes os cantores Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé, Os Mutantes e vários outros. ... Mas foi em um evento, realizado no ano de 1967, que o movimento ganhou força.
Pode-se destacar como Tropicalismo: as obras musicais de Chico Buarque, que seguiam a tradição da bossa nova dos anos de 1950. os filmes de Nelson Pereira dos Santos, com análises bastante renovadoras da sociedade brasileira. as composições de Caetano Veloso, com experiências musicais renovadoras.
A Tropicália surgiu e recebeu esse nome com a influência do movimento antropofágico de Oswald de Andrade, a partir de uma obra de Hélio Oiticica. ... O nome começou a ser usado por jornalistas e logo os tropicalistas assumiram a identidade.
O nome Tropicália surgiu a partir de uma obra do artista Hélio Oiticica, que propunha uma experiência sensorial a partir de elementos que eram considerados característicos do Brasil. ...
O movimento tropicália ou tropicalismo foi um movimento cultural que atingiu, sobretudo, a música brasileira a partir da década de 60, mas também influenciou na terceira fase do Cinema Novo (19), um movimento cinematográfico brasileiro marcado pela sua crítica à desigualdade social.
O Tropicalismo foi um movimento brasileiro de ruptura cultural que, na música, tem como marco o lançamento, em 1968, do disco Tropicália ou Panis et Circencis. Seus participantes foram os cantores-compositores Caetano Veloso, Gilberto Gil e Tom Zé, a cantora Gal Costa, a banda Os Mutantes e o maestro Rogério Duprat.