A palavra religião tem origem do latim e significa "religar". Em um sentido moderno, esse termo é entendido como o conjunto de crenças do ser humano na existência do divino.
Religião é um sistema de regras e valores morais estabelecido por meio de crenças que caracterizam um grupo de indivíduos. Um aspecto importante das religiões é servirem de ponte entre o mundo humano e o espiritual. As crenças mencionadas são introduzidas por meio de narrativas que procuram atribuir sentido à vida.
A era pré-histórica da religião vai do início da humanidade (provavelmente originada há dois-três milhões de anos) até por volta do ano 3000 a.C. Durante todo esse período, os conhecimentos religiosos foram transmitidos mediante a palavra (crenças e mitos) e o comportamento imitativo (ritos).
A religião permite conhecer o local onde as pessoas vivem seus valores em uma cultura. Ela é influenciada pela cultura, mas ela também influencia a cultura daqueles que vivem em seu entorno. A religião permite um conhecimento maior dos valores que envolvem uma dada sociedade, principalmente seus valores éticos.
Religião pode ser definida como um sistema de crenças e práticas observados por uma comunidade, apoiado por rituais que reconhecem, idolatram, comunicam-se com, ou aproximam-se do Sagrado, do Divino, de Deus (em culturas ocidentais), ou da Verdade Absoluta da Realidade, ou do nirvana (em culturas orientais).
Estimativas aderentes em 2019ReligiãoAderentesPercentagemCristianismo2.4 bilhões29.81%Islamismo1.9 bilhão24.60%Secular/Não religioso/Agnóstico/Ateu1.2 bilhão13.91%Hinduísmo1.15 bilhão14.28%
o cristianismo Mesmo com o crescimento de outras religiões, o cristianismo continua sendo a doutrina com mais adeptos no mundo todo.