No interior do corpúsculo renal, ocorre a etapa de filtração, que consiste no extravasamento de substâncias para o interior da cápsula renal em virtude da grande pressão do sangue no interior dos capilares.
Fazem parte dos néfrons os seguintes componentes: corpúsculo renal, túbulo contorcido proximal, alça de Henle e túbulo contorcido distal. Finalmente cada túbulo contorcido distal se abre para o interior dos ductos coletores, os quais não são considerados componentes do néfron.
O sangue chega ao rim pela artéria renal e entra sob alta pressão nos capilares do glomérulo. Isso força a filtração no glomérulo, com a saída de líquido para a cápsula renal, formando o filtrado glomerular. Esse filtrado contém água, ureia, vitaminas, aminoácidos, ácido úrico, sais, etc.
O néfron é a unidade básica funcional dos rins. É o responsável pela formação da urina, filtragem do sangue e absorção de água, sais minerais e outras substâncias. Um néfron é composto de outras estruturas como o glomérulo, cápsula renal, alça de Henle, túbulos e ductos coletores.
A filtração renal é a primeira etapa, que ocorre quando o sangue passa pelo rim, mais especificamente no glomérulo. A diferença de pressão, faz com que as substâncias saiam dos vasos do glomérulo e passem para a cápsula de Bowman, formando o filtrado glomerular.
A urina é formada nos rins, mais precisamente no néfron. Em cada rim existe aproximadamente um milhão de néfrons, estruturas conhecidas também como unidades funcionais dos rins. Cada néfron é formado pelo corpúsculo renal e pelos túbulos renais. O corpúsculo renal é formado pelo glomérulo e pela cápsula de Bowman.
Túbulo Coletor Possui dois segmentos, um coletor inicial e um coletor medular. É uma zona responsável pelo equilíbrio, já que é aqui o local de ação do ADH e a Aldosterona. Na sua porção cortical há secreção de H+ e reabsorção de K+, podendo também secretar HCO3-.
Aparelho justaglomerular É formado por 3 tipos de células: mácula densa, células granulares justaglomerulares (GJ) e células mesangiais extraglomerulares (de Lacis). A mácula densa está localizada na parede do túbulo distal, no ponto onde o túbulo entra em contato com o glomérulo.
Outro importante ponto a se conhecer é o Fluxo Plasmático Renal (FPR), que é entendido como o volume de plasma que chega aos rins por unidade de tempo.
O fluxo sanguíneo renal é determinado, em partes, pelas pressões hidrostáticas nos vasos sanguíneos renais e com sua resistência vascular. Sem dúvidas, a maior parte da resistência vascular renal está distribuída principalmente em três leitos: nas artérias interlobulares, arteríolas aferentes e arteríolas eferentes.