O tempo de reação corresponde ao momento em que o motorista enxerga o obstáculo, até quando ele toma alguma providência para evitá-lo. Esse tempo pode variar de acordo com cada pessoa, entre três quartos de segundo e 2 segundos (com o álcool ou cansaço, o tempo é maior).
Segundo os pesquisadores, o tempo médio de reação humana é de aproximadamente 250 milissegundos, contados a partir do momento em que você percebe algo se aproximando de você.
O tempo de reação é o intervalo de tempo existente entre a geração de um estímulo visual, audível, etc., e a ação motora. ... O tempo gasto para isso ocorrer corresponde ao tempo de reação.
A velocidade de reação motora humana ou tempo de reação (TR) é uma capacidade física importante para judocas, sendo observada na reação aos ataques ou pegadas do adversário, a fim de realizar um contragolpe ou uma esquiva.
Entre as variáveis envolvidas nesse processo, está o Tempo de Percepção e Reação (TPR), que pode ser definido como o tempo que o condutor necessita para, a partir do momento em que visualiza uma situação, aplicar uma reação. ... O período de tempo necessário para ocorrer todo esse processo é o Tempo de Percepção e Reação.
Tempo de frenagem em carros Em geral, pode variar entre 0,2 e 0,7 segundos, de acordo com cada condutor. O carro, nesse momento, encontra-se em velocidade constante. ... Já a distância de travagem, tempo de frenagem, começa no momento em que o freio é acionado até que o veículo pare totalmente.
O TR é composto por três tipos: simples (ocorre um estímulo e o atleta faz uma resposta), de escolha (existe mais de um estímulo onde o esportista precisa responder aos diversos sinais) e de discriminação (há mais de um estimulo, mas somente uma resposta é adequada para a situação).
Resumo- O tempo de reação (TR) é uma capacidade física muito importante, sendo observada na reação aos ataques ou pegadas de um adversário em lutas, no deslocamento de um atleta em esportes de quadra no bloco de saída no atletismo.
O experimentador segura uma régua pela ponta. A outra pessoa, cujo tempo de reação se quer medir, fica com a mão em posição de segurar a ponta de baixo da régua, mas sem tocá-la. Em determinado instante, e sem aviso prévio, o experimentador solta a régua.