De acordo com a veterinária Rubia Burnier, especialista em comportamento animal, os bichos realmente não vertem lágrimas quando querem manifestar seus sentimentos. "Os animais sentem emoções como medo, ansiedade e dor, mas se expressam de maneira diferente de nós, seres humanos", diz.
Dentre os animais que mais se parecem com os humanos quando estão sorrindo ou chorando, estão os primatas. Chimpanzés, gorilas e orangotangos tem expressões e vocalizações quase humanas. E eles ainda sentem cócegas e expressam tristeza com mais emoção.
Às vezes os animais são lavados antes de serem abatidos no matadouro. ... A temperatura da água pode também ferir os animais, e eles podem achar o processo muito estressante. Além disso, frequentemente os animais são descarregados de caminhões e forçados violentamente a andar de um curral a outro no caminho até o abate.
Muitos apresentam conjuntivite, uma doença que irrita os olhos e pode até causar cegueira. A conjuntivite bovina, popularmente conhecida como olho branco, é causada por uma bactéria. Em primeiro momento, os animais infectados ficam com os olhos irritados, muito vermelhos e lacrimejantes.
Uma portinhola se abre e o animal cai desacordado numa espécie de esteira. Ele será içado pelas patas para ficar com o pescoço para baixo. Primeiro, um corte na pele do pescoço. Depois, é só esticar o braço e chegar à jugular: o boi está oficialmente morto.
Pássaros e répteis podem não se parecer com os humanos em muitos aspectos, mas choram lágrimas semelhantes. A composição das lágrimas humanas é bem conhecida. Mesmo assim, até agora havia muito pouca pesquisa sobre a composição e as estruturas das lágrimas em répteis, pássaros e outros mamíferos.
Para chamar a atenção das pessoas, berra como um bebé. O tratador Mark Rosenthal, da Animal Magic Inc, admite que passa a vida a explicar às pessoas que não está a transportar dentro da caixa um bebé, mas sim uma ave.
Dá para acreditar que um pássaro seja capaz de imitar quase todo tipo de som?! Choro de bebê, instrumentos musicais, máquinas e outros bichos… Tudo isso é moleza para a ave-lira.
Depois de serem transportadas por longas distâncias, as vacas são forçadas a entrar em um box de atordoamento. Dentro dessas câmaras, elas são baleadas na cabeça, um processo destinado a deixá-las inconscientes. Entretanto, muitas delas ainda estão conscientes quando têm suas gargantas cortadas.
É muito difícil saber quanto custa uma cirurgia de pterígio, pois isso vai depender da gravidade de cada caso e da técnica que será utilizada. Em geral, a cirurgia pode variar de 500 até 3.000 mil reais, dependendo do profissional que irá realizar o procedimento, do tipo de anestésico e da técnica usada na cirurgia.