Significado de Turbante substantivo masculino Toucado oriental, formado por um longo pedaço de fazenda que se enrola em volta da cabeça.
Além de oferecer oficinas de como usar o adereço no Ilê, Dete também veste a própria cabeça e destaca o significado que o turbante tem na sua religião, o candomblé. Para os seguidores da religião de matriz africana, ele é usado para proteger o "ori", que significa cabeça, na língua yorubá.
A origem do turbante é desconhecida, mas sabe-se que já era usado no Oriente muito antes do surgimento do islamismo. ... As inúmeras formas de amarrar o turbante representam uma espécie de linguagem popular, podendo indicar a posição social, a tribo a que a pessoa pertence e até mesmo o seu humor naquele momento.
Símbolo de orgulho e identidade dos guerreiros Sikh, o turbante normalmente tem oito metros de comprimento. Ele é usado pelos homens para prender o longo cabelo, pois sua religião proíbe o corte.
Seu uso é de extrema importância. Além de marcar a hierarquia, tempo de iniciação entre os médiuns, serve como proteção para a coroa, contra energias pesadas e algumas quizilas.
Os sikhs, que não são nem muçulmanos e nem árabes, constituem a maioria das pessoas que usam turbantes no mundo ocidental. O atavio também é comum nas religiões tradicionais africanas, afro-americanas e afro-brasileiras, podendo ser de vários tipos e cores.
Aqui no Brasil, o turbante representa a afirmação da identidade cultural que foi trazida pelos negros que vieram da África quando foram escravizados. Aqui, estes tentavam reproduzir os tecidos, estampas e colorações que tinham em seus países de origem.