[ Literatura ] Composição literária, geralmente com personagens de animais, em que se narra um facto cuja verdade moral se oculta sob o véu da ficção (ex.: fábula em verso).
Quantas definições tem a palavra fábula?
Significado de Fábula substantivo feminino Conto alegórico cujos personagens, geralmente animais, apresentam a narrativa com o objetivo de passar uma lição de moral. Narrativa mentirosa, inverosímil, imaginária ou mitológica. Relato de acontecimentos, fatos, situações etc., verdadeiros ou não; fabulação.
O que significa a palavra recostado?
1. Encostar; deitar; apoiar.
Quais os tipos de fábulas?
Tipos de fábulas
Fábulas de animais. São os mais comuns, onde se estabelecem relações entre animais, humanos, deuses ... ...
Fábulas humanas. ...
Fábulas do reino vegetal. ...
Mitológico. ...
Coisas inertes. ...
Agonal. ...
Etiológico.
Qual o plural de fábula?
Fábulas é o plural de fábula.
O que é uma fábula e suas características?
Fábula é uma composição narrativa em que os personagens são animais que apresentam características humana, principalmente a fala. A fábula tem caráter educativo e ao final traz um ensinamento, fazendo analogia com o cotidiano. A mensagem educativa é chamada moral da história.
Quais são as fábulas?
As fábulas (em latim: fabula, "história", "jogo ou narrativa") são composições literárias curtas, escritas em prosa ou versos em que os personagens são animais que apresentam características humanas (como falar), muito presente na literatura infantil.
Qual a origem da fábula em português?
Ela vem do verbo fabulare, que significa narrar ou falar. É deste próprio verbo que surge o atual verbo falar em português. Considera-se que as fábulas tiveram origem no Oriente e pertenceram aos assírios e babilônios, mas foi Esopo, escravo da Grécia antiga que viveu no século VI a.C., que a desenvolveu.
Quem é o autor das Fábulas?
Escritas em verso livre e publicadas entre 16, as Fábulas contêm uma crítica lúcida e satírica à sociedade do final do século XVII, mas podem ser aplicadas nos dias de hoje. No Brasil o mais conhecido fabulista é Monteiro Lobato, autor das fábulas "a coruja e a águia", "o cavalo e o burro", "o corvo e o pavão", entre outras.
Por que a narrativa é diferente da fábula?
Cada animal simboliza algum aspeto ou qualidade do homem como, por exemplo, o leão representa a força; a raposa, a astúcia; a formiga, o trabalho, é uma narrativa com fundo didático. Quando os personagens são seres inanimados, forças da natureza ou objetos, a narrativa recebe o nome de apólogo, que é diferente da fábula.