"Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, o rito pagão de festejar a primavera foi integrado à Semana Santa. Os cristãos, então, passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Jesus."
O ovo é símbolo bastante antigo, anterior ao Cristianismo, que representa a fertilidade e o renascimento da vida. ... Os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo. O ovo de chocolate ou ovos de Páscoa, que são uma tradição milenar, passou à ser relacionada ao cristianismo.
Na Páscoa, a celebração da morte e ressurreição de Cristo serve como um momento especial para que os cristãos reflitam sobre o significado da vida e do sacrifício daquele que fundou uma das maiores religiões do mundo. ...
O que é Coelho da Páscoa: O coelho é um animal que se reproduz em grandes ninhadas. ... O culto a Ostara costumava ser feito durante a primavera, por este motivo os cristãos, para evitar as celebrações pagãs, associaram o coelho e a tradição da "coleta dos ovos" à Páscoa Cristã.
"Os franceses foram os primeiros a utilizar chocolate para confeccionar presentes de Páscoa, no século XIX. ... No processo inicial, dos Pâtissiers franceses, os ovos de galinha eram recheados de chocolate após serem esvaziados. Também existia o costume de pintar as unidades.
O coelho da Páscoa é aquele que, na tradição, traz os ovos de chocolate, é um dos grandes símbolos da Páscoa moderna. A Páscoa, como todos sabemos, relembra a prisão, crucificação e morte de Jesus Cristo e celebra a sua ressurreição. A Páscoa também tem, como grandes símbolos, o ovo de chocolate e o coelho da Páscoa.
Atualmente, essa tradição é atribuída aos chineses, que davam ovos decorados nas festas de primavera", explica Marcelo Duarte, jornalista e autor da série de livros "O Guia dos Curiosos". O símbolo, porém, só começou a fazer parte da comemoração de Páscoa no século 12.
O nome Páscoa vem do hebraico pessach, que significa passagem. ... Na liturgia judaica este é o nome da festa anual que comemora a libertação do povo judeu depois de séculos de cativeiro no Egito.
A Páscoa é uma importante comemoração da tradição cristã, mas essa comemoração possui origens na tradição judaica e sofreu influências de povos pagãos ao longo da história. ... A Páscoa é uma celebração de data móvel, e o seu significado mais conhecido – o cristão – relembra a crucificação e ressurreição de Cristo.
Isso porque, durante a época em que a Páscoa era comemorada (próxima ao Equinócio de Primavera), o coelho era um dos primeiros animais a serem vistos com o fim do inverno. Isso fez com que o animal passasse a ser enxergado como um símbolo da renovação e, portanto, da ressurreição.