O nome Ágata Vitória é composto por dois nomes comuns: Ágata (Grego de gênero feminino) e Vitória (Latim de gênero feminino) . O nome Ágata Vitória significa Bem, Virtueus, bom.
Além das variantes gráficas, tais como Ágata ou Aghata, este nome está presente em diversas línguas com as seguintes formas: Águeda, em português; Agueda, em espanhol; Agata, em italiano; Agathe, em francês e alemão. Agatha é especialmente utilizado na língua inglesa.
De acordo com nossa pesquisa, 0.0068% da população brasileira chamam-se Agatha. O nome Agatha está na posição número 1160 de nomes mais escolhidos no Brasil.
O nome Ágata é a versão portuguesa de Agatha, denominação comum em países falantes do inglês. Sua origem vem do grego Αγαθη "Agathe", derivado do termo grego "agathos" que significa "bom" que remete a uma pessoa "bondosa".
Sonhar com ágata simboliza uma situação entre amigos. É preciso saber se está ágata que aparece em sonho, se ela está mais bruta ou se já foi trabalhada, polida.
Também destacamos alguns nomes compostos que mais combinam com Ágatha, à exemplos de: Agatha Melina, Agatha Mirella, Ágatha Rafaela, Ágatha Cristina. Tá, Tatá, Thay, Gatha, Tati, e Tatinha, são apelidos conhecidos que as pessoas mais usam na hora de chamar alguém de nome Ágatha.
É curioso e interessante constatar que apesar de Agatha ser a grafia mais utilizada no momento, os dados do IBGE dizem-nos que Ágata é mesmo a grafia mais utilizada no Brasil (24 mil pessoas vs. 13 mil pessoas com a grafia inglesa).
Traços gerais da personalidade do nome Ágata Comunicativa, alegre, otimista e extrovertida, tem um temperamento falador e espirituoso o que granjeia a simpática, o reconhecimento e o bom relacionamento social. É empreendedora e precisa da sua autonomia para se aventurar e realizar os seus sonhos.
É um nome de origem grega que deriva da palavra αγαθος (agathos) que significa boa, bondosa. Para além do excelente significado, é também um nome de pedra preciosa, um elemento de ligação (mágica) à Terra e à Natureza. Na qualidade de pedra preciosa é também citada na Bíblia numa passagem do Livro do Êxodo (28:19).