Entre os cristãos, o candelabro era associado à cruz de Cristo, e estas duas imagens estavam também relacionadas com antigas representações da árvore da vida. ... Entre os celtas, o candelabro era uma representação da luz da vitória e, por isso, simbolizava também os guerreiros empunhando as suas lanças.
Dessa maneira, o Candelabro de Três Luzes, no altar do Venerável, simboliza o Livro da Lei, o Esquadro e o Compasso, que compõem as três grandes luzes emblemáticas da Maçonaria. Em outras palavras, o código moral que compreende o Verbo e a Lei de Deus, a retidão e a consciência ou a justiça, respectivamente.
Resumo: A menorá, o candelabro de sete braços, um objeto ritual do Templo de Jerusalém, adquiriu grande relevância na literatura bíblica. Primeiro como representação do cosmo, tanto do mundo visível quanto do invisível. Segundo, como árvore da vida, e representação de Deus e da vida eterna.
Significado de Candeeiro Aquele que, seguindo na frente de um carro de bois, é responsável por direcionar os animais. [Gramática] Forma antiga e fora de uso: candieiro. Etimologia (origem da palavra candeeiro). Talvez de candea + eiro.
O castiçal se distingue do candelabro por uma questão numérica, pois enquanto o castiçal comporta somente uma vela, o candelabro possui várias. Então o candelabro seria a junção de vários castiçais em uma única peça.
O símbolo sagrado do judaísmo é o memorá, candelabro com sete braços. Entre os rituais, podemos citar a circuncisão dos meninos (aos 8 dias de vida) e o Bar Mitzvah que representa a iniciação na vida adulta para os meninos e a Bat Mitzvah para as meninas ( aos 12 anos de idade ).