Boitatá é originado da língua Tupi-Guarani, mboi - "cobra" e tata - "fogo". A lenda do Boitatá é de origem indígena. Mas apesar do termo pertencer aos índios, a lenda foi relatada pela primeira vez no século XVI, em um texto do padre jesuíta José de Anchieta.
O Boitatá no Folclore Brasileiro Assim, dependendo da região do Brasil, o nome do personagem pode variar: Baitatá, Biatatá, Bitatá e Batatão.
O boitatá é um personagem do folclore que tem formato de uma cobra de fogo que expele suas chamas contra quem quer destruir as florestas e os campos. O boitatá é um personagem do folclore brasileiro com formato de cobra que expele fogo contra aqueles que querem destruir as florestas e os campos.
boi·ta·tá tá
O nome "Boitatá" é composto pelos substantivos tupis "mboi", que significa "cobra" e "tatá", que quer dizer fogo. "Boitatá", portanto, equivale a "cobra de fogo".
7 Lendas do Folclore brasileiro para todos conhecerem
Na cor verde, está Boitatá cuspindo fogo em volta de floresta; olhos de cobra observam atrás da mata. Na cor azul, está Iara repousando em solo, sobre ondas d'água; acima, há nuvens e a lua cheia.
O termo mais difundido é boitatá. O termo é a junção das palavras tupis boi e tatá, significando cobra e fogo, respectivamente, ou ainda de mboi — a coisa ou o agente. Significa, assim, cobra de fogo, fogo da cobra, em forma de cobra ou coisa de fogo.
Poderes e Habilidades
lo·bi·so·mem mem.