François Marie Arouet, mais conhecido como Voltaire, foi um escritor, ensaísta, deísta e filósofo iluminista francês. Um polemista satírico, ele frequentemente usou suas obras para criticar a Igreja Católica e as instituições francesas do seu tempo. ... Voltaire é o patriarca de Ferney.
Por causa de versos irreverentes contra os governantes, foi preso na Bastilha (1717-1718), onde iniciou a tragédia Édipo (1718) e o Poema da Liga (1723).
Paris, França Voltaire/Local de nascimento
"A primeira lei da natureza é a tolerância - já que temos todos uma porção de erros e fraquezas." "Não concordo com uma palavra do que dizes, mas defenderei até o último instante o teu direito de dizê-la." "Uma palavra mal colocada estraga o mais belo pensamento."
Ele não se engajou apenas em literatura e filosofia, mas também em ciência, história e até poesia, sendo considerado um dos maiores poetas e dramaturgos de sua época. E também foi um prolífico escritor de cartas ao longo da vida.
Em sua obra, Montesquieu defendia que existem três espécies de governo: o republicano, o monárquico e o despótico. O republicano é aquele em que o povo, ou parte dele, governa. A monarquia, quando um homem governa segundo suas leis fixas e estabelecidas, sendo assim, "o príncipe é a fonte de todo poder político civil".
Iluminismo. De temperamento e ideias revolucionárias, Voltaire frequentou a Société du Temple, que reunia libertinos e livres pensadores. ... Além do racionalismo e do liberalismo, outro princípio tipicamente iluminista era o anticlericalismo – posição política contrária ao poder da Igreja.
Lycée Louis-le-Grand1704–1711 Faculadade de Direito de Paris Voltaire/Formação
Paris, França Voltaire/Local de nascimento
"Discordo do que você diz, mas defenderei até a morte seu direito de dizê-lo", disse o pensador francês Voltaire, cunhando a máxima mais citada pelos defensores da liberdade de expressão.