Liberdade significa o direito de agir segundo seu livre arbítrio, segundo a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa. ... Liberdade também corresponde ao conjunto de ideais liberais e dos direitos de cada cidadão. É a independência do ser humano, o poder de ter autonomia e espontaneidade.
O que é Libertinagem: Alguém que exerce libertinagem é alguém devasso, dissoluto, licencioso (que abusa da liberdade), ímpio, insubordinado e que não é submisso. ... Um dos casos mais comuns de libertinagem é quando uma pessoa se entrega inconsideradamente aos prazeres sexuais.
Ser livre significa pertencer completamente a Deus, fazer a sua vontade, porque Ele deseja a nossa salvação. ... Ao contrário, ser escravo do pecado significa ir pela própria estrada, ser senhores de nós mesmos. O evangelho de hoje e de sempre, tirado de João 8,31-42, nos ensina a perseverar no ensinamento de Jesus.
Trata-se de uma tentativa de pensar se existe ainda alguma possibilidade de imperativo ético depois da perda de referenciais que se iniciou na modernidade e atingiu seu ápice em nossa condição contemporânea. Imperativo este que, se possível, aqui somente é pensado numa esfera individual.
"O homem não nasce com uma essência prévia, ele é aquilo que ele faz a si mesmo, ninguém dá ao homem essa essência, nem Deus nem coisa alguma. Isso se baseia em uma noção de liberdade, que consiste em sempre fazer escolhas", diz Bieri. Por isso, a máxima de Sartre de que "o homem está condenado à liberdade".
Para Kant, a liberdade é a autonomia de cumprir seu dever de acordo com as Leis da Natureza. Dessa forma, somos donos de nós mesmos e de nossas ações.