Nascido em Atenas, no ano de 428 a.C., e falecido em 348 a.C., o apelido Platão foi conferido ao filósofo em sua juventude por causa de seus atributos físicos, por ser um homem forte, de ombros largos (a palavra correspondente em grego, Platon, significa "omoplatas largas", "costas largas", "ombros grandes").
O conceito de amor ou paixão platônica também se relaciona com o mundo das ideias, criado por Platão. ... O amor platônico é entendido como um amor idealizado, irreal e fantasioso, onde o objeto amado é o ser perfeito, detentor de todas as boas qualidades e sem defeitos. Veja também: 5 diferenças entre amor e paixão.
Significado de platônico [Filosofia] Que segue o platonismo, filosofia de acordo com a qual a essência das coisas existem independentemente delas, sendo compostas por ideias que não são condicionadas nem limitadas por suas formas, sendo suas representações em objetos grosseiras.
Significado de Platônico substantivo masculino Alguém que segue o platonismo. Característica daquele que não se envereda por prazeres de ordem material. Etimologia (origem da palavra platônico). A palavra platônico deriva do grego "platonikos", com sentido de relativo ao filósofo grego Platão.
Platão acredita que por de trás do nosso mundo, chamado mundo dos sentidos, existe uma realidade abstrata, chamada de mundo das ideias, onde tudo é perfeito e eterno. Nós só podemos chegar a este mundo, onde se encontra o verdadeiro conhecimento, por meio da razão.
Segundo Platão o amor não se concebe em coisas carnais por assim dizer mas sim em virtudes, para ele é algo desprovido de paixões, essencialmente cegas, materiais e efêmeras, porém na concepção vulgar o amor platônico é aquele é que existe uma ligação amorosa entre duas pessoas sem nenhum interesse sexual.